Mêda

Mêda
Sub-região Beira Interior Norte



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"meda","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Mêda é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região Beira Interior Norte, com cerca de 2.100 habitantes.

É sede de um município com 285,91 km² de área e 6.239 habitantes (2001), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Vila Nova de Foz Côa, a leste por Pinhel, a sul por Trancoso e a oeste por Penedono. Fica em Terras de Riba-Côa e dista cerca de 20 km de Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Trancoso e 70 km de Guarda, 100 km de Viseu, 210 km do Porto e 370 km de Lisboa.

Uma grande parte do concelho de Mêda é constituído de granitos e rochas; outras partes são cascalheiras de planalto, arcoses da Beira Alta, arenitos, calcários, xistos, grauvacos. Inclui parte do Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Mêda é geminada com Saint-Aubin (Suíça).

Freguesias

As freguesias de Mêda são 16 e são as seguintes:

História

A povoação recebeu foral de D. Manuel I (1495-1521) em 1 de Junho de 1519. A vila foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

Colectividades e equipamentos

  • Casa Municipal da Cultura
  • Estádio Municipal de Mêda
  • Espaço Internet de Mêda
  • Biblioteca Municipal
  • Cinema de Mêda
  • Museu Municipal de Mêda (inaugurado no dia 11 de Novembro de 2001, está situado no centro da cidade)
  • Parque da Mêda
  • Estádio Municipal de Mêda
  • Sol na Eira - grupo de música tradicional
  • Rádio Clube de Mêda‎

Economia

A cidade de Mêda, que já foi um dos principais fornecedores de cereais em toda a região, sofreu uma acentuada queda da sua população na década de 1960 por efeito da saída de muitos dos seus habitantes para trabalhar nos países do centro da Europa.

A actividade económica actual mais importante do concelho é a vinicultura, que também conta com uma relevante produção de azeitonas. O turismo, nas formas de agroturismo ou de turismo em espaço agrícola, começa a dar os primeiros passos, sobretudo pelo facto de Marialva ser uma das dez aldeias históricas de Portugal. Dessa maneira, os centros das localidades de Mêda, de Longroiva, de Ranhados, de Casteição e de Marialva, são uma riqueza patrimonial do município cuja fonte económica se adivinha prometedora.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"M\u00eada","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.