Meirinhos

Meirinhos
Mogadouro



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"meirinhos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Meirinhos é uma freguesia portuguesa do concelho de Mogadouro, com 53,80 km² de área e 368 habitantes (2001). Densidade: 6,8 hab/km².

Pertencente ao distrito de Bragança, a freguesia de Meirinhos situa-se na margem esquerda do rio Sabor, a cerca de 15 quilómetros da sede concelhia. Tem por orago São Bento.

Toponímia

O interessante topónimo "Meirinhos", tem dado azo às mais diversas interpretações; tem sido associado ao nome próprio masculino "Merinus", havendo mesmo quem coloque a hipótese de este ter sido um presbítero, eventualmente beneditino, que terá vivido na localidade ainda antes da fundação da Nacionalidade; assim se explicaria o nome da freguesia e o seu padroeiro; uma outra tese refere que "Merinus" foi um cortesão importante e poderoso, naquela época. Na opinião constante do povo, por mais teses científicas que possam ser apresentadas, o nome da sua terra vem da lã meirinha, muito famosa na região.

História

O povoamento da freguesia é por certo bastante remoto; a topografia do território em que se encontra Meirinhos, oferece boas condições de defesa e recursos naturais, como o rio Sabor, o que terá influído a precoce fixação humana no território. No lugar de Prado da Rodela, apareceu à alguns anos uma fraga com uma inscrição, em parte ilegível, mas que demonstra ser de grande antiguidade. As gravuras, estudadas pelo eminente historiador J. R. dos Santos Júnior, são em pedra, constituídas por três partes, contudo unidas, ou seja: são do tipo litostríptico e têm forma de naveta.

Meirinho foi uma abadia da apresentação do abade de Castelo Branco, no termo da vila de Mogadouro, passando mais tarde a reitoria; administrativamente, surge em 1839 na comarca de Moncorvo e em 1853 na de Mogadouro.

Economia

A agricultura continua a ser a principal actividade económica da população, assim como a criação do gado, actividade com raízes históricas muito fortes, pois que em tempos não muito longínquos, ainda abundavam as grandes variedades de gado, sobretudo lanígero; no entanto, outras actividades se desenvolveram, de forma a criar melhores condições económicas e consequentemente de vida, para a população. Desta forma, a olivicultura ganhou, nos últimos anos, maior importância na economia local, assim como a produção de amêndoa, a indústria e o pequeno comércio.

Património

Do património cultural e edificado da freguesia, destaca-se a célebre Ponte de Meirinhos, construí da em 1711, de estilo românico, apesar de não ser um estilo habitual da época; também a Igreja Matriz e a Capela de Santa Cruz, são importantes referências patrimoniais da freguesia de Meirinhos.

Colectividades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Meirinhos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.