Mentrestido

Mentrestido
Vila Nova de Cerveira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"mentrestido","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Mentrestido é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Cerveira, com 4,87 km² de área e 271 habitantes (2001). Densidade: 55,6 hab/km².

História

No livro "Inventário Colectivo dos registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo" pode ler-se o seguinte:

«Em 1258, é citada na lista das igrejas do bispado de Tui, situadas no território de Entre Lima e Minho, que foi elaborada por ocasião das Inquirições desse ano. Em 1320, no catálogo das igrejas pertencentes ao bispado de Tui no território de Entre Lima e Minho, Santa Cristina de Mentrestido foi taxada em 30 libras.

Quando, em princípios do século XVI, as freguesias de Entre Lima e Minho, da comarca eclesiástica de Valença foram incorporadas na diocese de Braga, D. Diogo de Sousa mandou avaliá-las. O seu rendimento foi calculado em 126 réis e meio. Enquadrava-se na Terra de Vila Nova. Em 1546, na avaliação das mesmas freguesias de Entre Lima e Minho, mandada elaborar pelo arcebispo primaz D. Manuel de Sousa, Santa Cristina de Mentrestido rendia 26 mil réis.

O Censnal de D. Frei Baltasar Limpo, na cópia de 1580, que o Padre Avelino J. da Costa analisou para a elaboração do seu livro "A Comarca Eclesiástica de Valença do Minho", refere que Santa Cristina de Mentrestido era anexa "in perpetuum" a Santa Maria da Cunha, da Terra de Coura. Anotou-se, porém, neste mesmo documento que, segundo afirmava o vigário desta igreja, António Francisco, só a metade com cura era anexa daquela igreja de Coura, sendo a outra metade sem cura da colação do papa. Posteriormente o direito passou para António Pereira, filho de Inês Pimenta e antes dele Lourenço Pereira.

Em termos administrativos fez parte, em 1839, da comarca de Monção e, em 1852, da de Valença. Anexada em 1895, pelo decreto de 12 de Julho, a este concelho, voltou a pertencer a Vila Nova de Cerveira com a sua restauração em 1898, feita por força do decreto de 13 de Janeiro deste ano.»

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Mentrestido","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.