Moita do Norte

Moita do Norte
Vila Nova da Barquinha



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"moita-do-norte","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Moita do Norte é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova da Barquinha, com 7,13 km² de área e 2.67 habitantes (2001). Densidade: 289,9 hab/km².

Distando cerca de um quilómetro, para noroeste, da sua sede concelhia, perto de encruzilhadas ferroviária e rodoviária, com o Tejo a poucos quilómetros para sul, encontra-se situada a freguesia de Moita do Norte. Possui um apeadeiro ferroviário desactivado, integrado na linha da Beira Baixa.

Demografia

Freguesia ainda recente, nela foram recenseados cerca de 2.483 habitantes, no ano de 1991, sinal de existência já de um apreciável conjunto populacional nesta freguesia, vivendo em 977 alojamentos familiares. Tal deu-se apesar de Moita do Norte, tal como muitas outras terras do país, ter sofrido a saída de muitos dos seus filhos, abandonando a terra natal para procurar melhores níveis de vida em terras da Alemanha, da França e da Suíça, sendo, normalmente, a causa principal para esse abandono a falta de postos de trabalho.

Analisando os dados relativos à estrutura da população da freguesia, verifica-se que mantinha ainda elevados índices de capacidade de renovação geracional, já que a sua população jovem ocupava uma significativa fatia do bolo demográfico, ou seja, cerca de 32% do total de moradores, enquanto a faixa etária do topo da pirâmide demográfica, que inclui os mais idosos, não ia além de uns meros 14%, podendo assim concluir-se que o envelhecimento populacional não é uma ameaça pendente sobre a povoação, isto apesar do significativo surto emigratório.

Outro indicador positivo acerca das características da população de Moita do Norte é o que tem a ver com o grau educacional atingido pela mesma, pois que a percentagem dos habitantes que se mantêm analfabetos encontra-se reduzida para uns meritórios 9,4%, enquanto a daqueles que concluíram o ensino secundário ou superior tem vindo a subir paulatinamente, situando-se, em 1991, em cerca de 29% do total demográfico.

Economia

As principais actividades geradoras de riqueza e de ocupação da mão-de-obra encontram-se englobadas no sector secundário da economia, como sejam a transformação de mármores, fabrico de produtos em alumínio e vidro, serralharia, serração, carpintaria, pirotecnia e a sempre presente construção civil, a que se junta ainda a reparação mecânica, sendo, todavia, estas e outras unidades da pequena indústria prejudicadas no seu crescimento pelo facto de não ter sido implementada a construção de uma zona industrial, que funcionasse como pólo de atracção da indústria, sendo esta uma das maiores reivindicações dos responsáveis autárquicos da localidade.

Pelo que atrás ficou dito, fácil é constatar-se que a agricultura, se já foi importante em tempos, gradualmente foi perdendo essa predominância, sendo, nos dias actuais, uma actividade meramente complementar e residual, ocupando somente perto de meia centena de moradores, que canalizam os seus produtos agrícolas - essencialmente o milho - para o consumo próprio.

Quanto ao sector terciário, diga-se que a freguesia conseguiu já cativar a instalação de serviços como os seguros, clínica veterinária e gabinetes de contabilidade e de projectos.

Os estabelecimentos comerciais acompanham também o ritmo de actividade de Moita do Norte, localizando-se aí desde o supermercado e do, papelaria e florista, quiosque e restaurante. Também os indicadores deixam um rasto de optimismo quando se analisa a situação relativa à existência ou não das infra-estruturas básicas, já que a freguesia dispõe de todas estas redes, sendo por elas servida na totalidade. Assim, a rede pública de abastecimento de água, alimentada por captação em barragem, tem na freguesia de Moita do Norte os seus depósitos de tratamento e posterior distribuição, com a necessária suficiência ao longo do ano, para a própria freguesia, assim como para as vizinhas freguesias de Vila Nova da Barquinha e Atalaia.

Património

  • Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Associativismo

  • Associação Cultural e Recreativa do Cardal
  • Clube União e Recreio; Clube Instrução e Recreios
  • Grupo Desportivo de Moita do Norte
  • Grupo Columbófilo Moitense

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Moita do Norte","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.