Monchique

Monchique
Sub-região Algarve



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"monchique","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Monchique é uma vila portuguesa no distrito de Faro, região e sub-região Algarve.

É sede de um município com 396,15 km² de área e 6.441 habitantes (2006)), subdividido em três freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Odemira, a leste por Silves, a sul por Portimão, a sudoeste por Lagos e a oeste por Aljezur.

O concelho de Monchique foi criado em 1773, por desmembramento do concelho de Silves.

Freguesias

As freguesias de Monchique são as seguintes:

História

No centro de duas grandes serras (Fóia e Picota), o concelho de Monchique entra na História com a presença dos romanos nas Caldas de Monchique, atraídos pelo poder curativo das suas águas. Nos séculos seguintes, a serra foi-se povoando lentamente e no século XVI Monchique era já uma povoação suficientemente importante para merecer a visita do rei D. Sebastião, que pretendeu conceder-lhe o estatuto de vila.

A tecelagem da lã e do linho - os sólidos sorrobecos, orianos e estopas dos tempos antigos - entre outras actividades, como as relacionadas com a madeira de castanho, contribuíram para a prosperidade e desenvolvimento de Monchique, de tal forma que em 1773 foi promovida a vila.

As alterações económicas provenientes da industrialização significaram a perda da actividade têxtil e de outras manufacturas. Hoje, Monchique é vila airosa, virada para o turismo, com um artesanato activo e uma economia diversificada.

Possuindo das florestas mais ricas do Algarve, ricas em sobreiros, eucaliptos, castanheiros, entre outros, Monchique tem também como ex-líbris esta mata que dá a conhecer aos seus visitantes através de safaris, parques zoológicos e naturais e expedições pedestres.

Centro Histórico de Monchique

As casas têm a arquitectura algarvia tradicional nas paredes brancas, nas cantarias, nas manchas de cor das portas e janelas, embora exibam as típicas chaminés de saia, tão diferentes do litoral. O facto de treparem por colinas íngremes, de as ruas estreitas abrirem a cada passo novas perspectivas sobre a serra verdejante, dá-lhes, porém, um certo exotismo, aumentado pela presença de cameleiras e hortênsias, de árvores de fruto, evocadoras de jardins e pomares. Justificação para um prolongado passeio de descoberta de um recanto diferente do Algarve.

Para apreciar bem como Monchique é uma vila linda, importa ir até ao largo de São Sebastião. O casario branco parece descer em degraus pelas encostas da serra, pequeno presépio envolto em verdes, flores e frescura.

Gastronomia

A gastronomia do nosso concelho, resulta de saberes seculares e de usos e costumes tradicionais que se misturam com a imaginação presente no dia-a-dia das famílias da região de Monchique. Tem por base os enchidos tradicionais como a chouriça, a farinheira, o molho e a morcela, sem esquecer o presunto, produtos cuja qualidade deram origem à “Feira do Presunto” e à muito apreciada “Feira dos Enchidos Tradicionais de Monchique”.

De entre os pratos típicos salientam-se a conhecida couve à Monchique, a assadura, o feijão com couve, feijão com arroz, grão com massa, todas confeccionadas à base de carne de porco preto, que podem facilmente ser encontradas nos principais restaurantes. Embora o tempo passe, a cozinha tradicional continua a passar de gerações em gerações sem se perder.

A doçaria regional é muito diversificada e particular da região, como é o exemplo do Bolo de Tacho/Maio confeccionado à base de mel apenas em Monchique, no dia 1 de Maio. Destacam-se, ainda, os folares da Páscoa, o Dom Rodrigo, o pudim de mel e as filhós que poderão ser encontradas em suas épocas nas pastelarias existentes.

Principais locais de interesse

  • Caldas de Monchique
  • Serra da Fóia
  • Serra da Picota
  • Igreja Matriz de Monchique ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Monchique)
  • Igreja de São Sebastião (Monchique)
  • Igreja da Misericórdia de Monchique
  • Convento de Nossa Senhora do Desterro
  • Ermida do Senhor dos Passos
  • Pelourinho de Monchique
  • Centro Histórico
  • Omega Parque
  • Parque da Mina

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Monchique","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.