Monsaraz

Monsaraz
Reguengos de Monsaraz



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"monsaraz","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Monsaraz é uma freguesia portuguesa do concelho de Reguengos de Monsaraz, com 88,29 km² de área e 977 habitantes (2001). Densidade: 11,1 h/km².

Antiga sede de concelho, transferida pela primeira vez em 1838 e definitivamente em 1851 para a então vila de Reguengos de Monsaraz, hoje cidade. É importante não confundir Reguengos de Monsaraz com Monsaraz. São duas localidades distintas separadas por cerca de 15 quilómetros.

Localidades

História

A vila de Monsaraz foi conquistada aos mouros, em 1167, pelos homens de Geraldo Sem Pavor. O primeiro foral veio a ser concedido por D. Afonso III, em 15 de Janeiro de 1276. O castelo de Monsaraz desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela. A vila chegou a administrar três freguesias: a Matriz de Santa Maria da Lagoa, Santiago e São Bartolomeu.

Foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos.

Tem como Presidente da Junta de Freguesia, desde 2005, Jorge Miguel Martins Berjano Nunes, um dos mais jovens autarcas do País, eleito com apenas 24 anos.

Em 2007 Monsaraz foi uma das finalistas na escolha das 7 Maravilhas de Portugal.

Castelo de Monsaraz - foto da autoria de Paulo Bica
Castelo de Monsaraz - foto da autoria de Paulo Bica

Cultura

Em Monsaraz realiza-se um importante evento cultural, com formato bienal, denominado Monsaraz Museu Aberto, uma iniciativa que habitualmente decorre no mês de Julho.

Aficionadas da festa brava, as gentes de Monsaraz pretendem gozar de estatuto excepcional no que toca a touradas de morte, e, tal como acontece na vila de Barrancos desde 2002, poderem matar legalmente o touro na arena.

Quem visita esta histórica freguesia pode não só apreciar todo o património monumental e paisagístico, como também as exposições das mais variadas formas de arte que estão expostas permanentemente no ciclo de exposições da igreja de Santiago.

Património

A importância estratégica deste local, numa colina dominando o Guadiana e a, não muito distante, fronteira, levou a que aqui existisse, primeiro um castelo e, depois, no século XVII, uma fortificação poligonal adaptada ao uso da artilharia. O interesse de Monsaraz não se esgota aqui, pois, bastaria contemplar a vista do alto das muralhas, agora sobre a albufeira de Alqueva, para dar por bem empregada a viagem. No alto da vila subsiste grande parte do castelo medieval mandado construir pelo rei D. Afonso III. A torre de menagem, de planta pentagonal, as portas da Traição e da Torre e parte da primitiva cerca são alguns desses vestígios. Igualmente preservado e grande atracção de Monsaraz é o velho burgo medieval, com o seu casario branco, onde, por vezes, sobressaem portais e janelas de sacadas de ferro forjado. Monsaraz tem, ainda, um conjunto importante de monumentos, dos quais se destacam a igreja de São João Baptista, que antes terá sido santuário muçulmano, os Paços da Audiência, com o seu magnifico fresco quinhentista que retrata a justiça terrena, e a igreja de Santa Maria, que ainda preserva a sua cabeceira romano-gótica.

  • Conjunto megalítico da Herdade do Xerez ou Cromeleque do Xarez
  • Menir do Outeiro ou Menir no sítio do Penedo Comprido
  • Menir da Abelhoa ou Menir da Bulhoa
  • Conjunto megalítico do Olival da Pêga
  • Fortificações da Vila de Monsaraz e todo o conjunto intramuros
  • Ermida de Santa Catarina de Monsaraz
  • Capela de São Bento ou Ermida de São Bento
  • Pelourinho de Monsaraz
  • Atalaia de São Gens ou Torre de São Gens do Xarez
  • Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Monsaraz","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.