Monserrate

Monserrate
Viana do Castelo



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"monserrate-viana-do-castelo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Monserrate é uma freguesia do concelho de Viana do Castelo, com 2,07 km² de área e densidade: 2.723,2 hab/km².

A Freguesia de Monserrate, é uma das freguesias da Cidade de Viana do Castelo que face a recentes intervenções urbanísticas, se vem transformando numa freguesia de características mais modernas onde os novos equipamentos proporcionam esse impulso modernista.

A zona ribeirinha e a Praia Norte são apenas provas parciais dessa realidade, assim como outras intervenções decorrentes do Programa Polis a imprimirem maior beleza a esta freguesia, já por si positivamente privilegiada pela natureza, no que à sua localização geográfica diz respeito, como a foz do rio Lima e o Oceano Atlântico por testemunhas. A quem nos vem visitar, temos para oferecer vários pontos de interesse turístico que vale pena de serem visitados. Repleta de patrimónios monumentais, Monserrate encanta os seus visitantes com a beleza e preservação dos mesmos, e pelas belezas naturais que possui.

História

O arcebispo D. Afonso Furtado de Mendonça fundou a paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, filial da Colegiada de Santa Maria Maior, em 23 de Janeiro de 1621. A igreja paroquial situava-se no lugar onde hoje é o Largo 9 de Abril, construída de raiz fora das muralhas, no ano de 1601.

Nos finais de 1835, o Governador Civil de Viana do Castelo promoveu a transferência da paróquia para o convento de São Domingos, alegando que a igreja se encontrava já muito deteriorada. Obteve também autorização da Câmara Municipal e do Conselho do Distrito para demolir o templo, ganhando assim, "um excelente campo fronteiro aos Quartéis Militares, para o exercício da tropa". Por portaria de 1836, a 20 de Abril, a sede desta paróquia foi transferida para a igreja do convento de São Domingos, extinto em 1834.
No dia 5 de Julho desse ano, mudou-se a pia baptismal para a Igreja de São Domingos e, no dia 10 desse mês, foi levado o resto do recheio, em procissão solene. A demolição da igreja de Monserrate, porém, teve lugar 80 anos depois, em 1916, não obstante a forte corrente de opinião pública, que ao tempo se manifestara.1

O ESCULTOR MANUEL ROCHA
O escultor Manuel Rocha nasceu, em 1942, na Freguesia de Monserrate, Viana do Castelo, onde fez os seus estudos primários e secundários. depois, partiu para a cidade do Porto, onde se formou na escola superior de belas artes.
Fiel às suas raízes, Manuel Rocha desde cedo se radicou na sua terra natal, referenciando-se no ensino a leccionar na Escola Secundária de Monserrate, nas artes gráficas e na escultura.
Como escultor, é autor dos seguintes monumentos em Viana do Castelo:
Busto - monumento a Cláudio Basto;
Busto - monumento a Amadeu Costa;
Monumento a Viana do Castelo (mulher vianesa);
Busto - monumento a Alfredo Reguengo, na Meadela.

PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS
“Aurora do Lima”
Jornal bi – semanário
A sua redacção situa-se na Rua Manuel Espregueira, local onde também se encontra instalada a sua tipografia.
Trata-se do jornal de província mais antigo do país.
Conta 145 anos de experiência.
Entre os seus mais notáveis colaboradores contam-se Camilo Castelo Branco e António Feijó, entre outros.
Propriedade de Aurélio Barbosa é actualmente seu director Aristides Brás Arroteia.

ARTESANATO

Rendas
As famosas rendas de Viana, agora em franca decadência, tinham na Ribeira de Viana as suas principais obreiras.
Bom seria que se estimulasse a continuação da sua confecção, não se deixando perder uma tão curiosa, quão artística modalidade artesanal.

Redes
Fazem-se dos mais variados tipos
Embora já em desuso por força do fabrico industrial, dedica-se ainda á sua confecção as gentes do Bairro Piscatório da Ribeira
DOÇARIA
Meias_Luas
Esta saborosa especialidade provém do recolhimento de S. Tiago e, ainda, de familiares de antigas recolhidas daquela instituição residentes nesta freguesia.
INDIVIDUALIDADES
Investidores e etnógrafos
Amadeu Costa
Nasceu e viveu na Ribeira de Viana. Grande estudioso das histórias e tradições da sua terra, desempenhou um papel determinante nas mais diversas e múltiplas actividades. O seu nome ficará sempre ligado ás Festas da Senhora d’Agonia.

Dr. Francisco Cirne de Castro
Aqui nasceu e, embora deslocado em Lisboa, por força dos seus deveres profissionais, continuou a dedicar ás coisas da sua terra particular carinho.

Investigador, historiador, arqueólogo e etnógrafo
Dr. Luís Figueiredo da Guerra
Viveu e faleceu numa casa, já demolida, sita a Rua de Monserrate.
De entre sua obra, destaca-se a que intitulou de “Arquivo de Viana”, o melhor que há sobre a história de Viana do Castelo.

Notável Etnógrafo e coleccionador
Serafim Neves
Vivei largos anos nesta freguesia, onde morreu há cerca de 60 anos. Teve papel preponderante na recolha de muitos espécimes da nossa faiança da era pombalina.

Músico
Francisco de Sá Noronha
Compositor e grande violinista. Nasceu na Rua da Vedoria e Faleceu no Brasil.

Pintores
Julião Martins
De naturalidade espanhola. Para aqui veio muito jovem e nesta freguesia morreu, com família constituída.
A sua obra, profusa, está muito bem espalhada nas galerias de retratos das nossas instituições.

Carolino Ramos
Aqui viveu e morreu.
É vasta a sua obra, que foca especialmente as coisas do Alto Minho, mais particularmente motivos da cidade de Viana e da sua Ribeira.

António Araújo Soares
Nasceu em Monserrate. Artista multifacetado, com vasta obra.

Rui Pinto
Natural de Monserrate, tem um curriculum apreciável. Excelente aguarelista.

Tiago Manuel
Natural de Monserrate. Atingiu um elevado nível artístico e encontra-se representado com trabalhos um pouco por toda a parte.

Aníbal Alcino
Nasceu no Porto mas reside há longos anos em Monserrate. Artista de elevada craveira, de prestígio internacional, é um dos pintores contemporâneos mais prestigiados. Possui vasta obra.

Escultor
Jacinto Alves (Santeiro)
Mestre escultor de reputadíssima categoria.
O seu trabalho em imaginária é extraordinário, encontrando-se muitas das suas imagens em diversas igrejas alto-minhotas e, muito sobretudo, em colecções particulares.

Festas e tradições

Festas religiosas

Festa Data Local
Senhora da Candeias Data: 2 de Fevereiro Largo Vasco da Gama Particulares
São José 19 de Março Largo de São Domingos Paróquia de Monserrate
Santa Zita Dia consagrado à Santa Rua de São Tiago Paróquia de Monserrate
Senhora d’Agonia Entre 16 e 20 de Agosto Campo do Castelo, Campo da Agonia e Praça General Barbosa Irmandade e Real Confraria da Sr.ª d’Agonia e particulares

Esta romaria, a mais importante do norte, senão do País, compõe-se de parte litúrgica e pagã.

Jornadas de Arte Popular

Entre 5 a 30 de Junho, organizadas pela Junta de Freguesia de Monserrate. Realizaram-se em 1987 pela primeira vez e no período dos festejos dos Santos Populares e nelas se puderam aquilatar as mais velhas tradições ribeirinhas. Presentemente vai já na sua nona edição e o respectivo programa foi substancialmente enriquecido. Assim, juntamente com as tradições populares, o programa convive com manifestações culturais, exposições de pintura, concertos musicais, exibições de tunas académicas e jornadas de folclore.

Queima de Judas

Em data móvel, organizada pela Junta de Freguesia de Monserrate. Iniciativa de índole pagã. A anteceder a queima do Judas, é lido um testamento religioso que glosa figuras e factos da vida citadina.

Coroas de Maio Florido

Em 1 de Maio, organizadas pela Junta de Freguesia de Monserrate. Concurso aberto à população da freguesia que consiste na colocação de coroas floridas nas varandas e fachadas dos prédios.

Festa de Natal

No sábado anterior ao Natal, organizada pela Junta de Freguesia de Monserrate. Festa dedicada ás crianças da freguesia que consiste num espectáculo de variedades com entrega de lembranças no final.

Ensino

Na freguesia de Monserrate encontram-se situados diversos estabelecimentos de ensino, a saber:

Oficiais

  • Escola Secundária de Monserrate
  • Escola Preparatória Dr. Pedro Barbosa
  • Escola Primária de Monserrate
  • Jardim-de-infância de Monserrate
  • Escola Superior de Ensino Politécnico
  • Escola Superior de Gestão
  • Escola de Formação de Pescadores (FORPESCAS)

Particulares

  • Colégio do Minho
  • Escola Primária e Pré-Primária da Paróquia de São Domingos
  • Escola Primária das Irmãs Salesianas – Ursulinas

Cultura

Museus

Museu Municipal

O Museu Municipal situa-se nesta freguesia, no largo de São Domingos e encontra-se instalado no Palácio dos Barbosas Macieis. Entre o seu belo recheio, contam-se riquíssimas colecções de cerâmica sendo de destacar a tão celebrada faiança vianense, cujo fabrico remonta á fundação da Fábrica, no Século XVIII. Possui interessantes peças de mobiliário, azulejaria, obras de talha, etc.

Museu de Arte Sacra

Na igreja de São Domingos existe uma pequena sala em que se patenteiam objectos sacros de raro interesse museológicos.

Associações Culturais

Centro Cultural do Alto Minho

Organização multifacetada de reconhecidos méritos com notável trabalho cultural desenvolvido em prol da região. A sua sede encontra-se presentemente instalada num edifício da Rua Manuel Espregueira.

Associações Desportivas

Sport Clube Vianense

Fundado em 1988. Instituição de reconhecida utilidade pública. Clube ecléctico tem, a par da sua função cultural e recreativa, diversas secções desportivas, com destaque para o futebol, modalidade em que se encontra, presentemente, a disputar a II Divisão B. Foi campeão nacional da III Divisão na época de 1998/1999.

Escola Desportiva de Viana

Esta associação tem desempenhado um notável papel no fomento do desporto junto das camadas jovens. A sua acção tem incidido fundamentalmente na área da natação, modalidade em que os seus atletas tem obtido assinaláveis êxitos, sendo de destacar alguns títulos nacionais. A sua sede está instalada no Largo de São Domingos.

Associação de Judo

Esta agremiação encontra-se sedeada no Pavilhão Gimnodesportivo de Monserrate.

Música

Academia de Música José Pedro

Este agrupamento musical tem desenvolvido uma intensa e prolixa actividade, com actuações na região e em vários pontos do País. Tem a sua sede no Largo Vasco da Gama.

Economia

Zona piscatória e portuária

As actividades relacionadas com o mar estão muito relacionadas com freguesia de Monserrate. Esta área inclui a lota e as instalações frigoríficas. Noutros tempos a actividade das pescas representou uma mais valia económica para a população, verificando-se hoje, todavia, um acentuado declínio.

O Bairro da Ribeira é fértil em características muito próprias, tão fora do comum e de costumes que são de uma notável riqueza etnográfica.

O porto de mar ainda hoje conserva parte das suas estruturas nesta freguesia. No entanto, com a sua reconversão operada na década de oitenta, passou a movimentar todo o peso da sua actividade nas novas estruturas portuárias situadas no Rio Lima, na freguesia de Darque.

Estaleiros Navais de Viana do Castelo - ENVC

É a maior unidade industrial do distrito. Foi já considerada a empresa do ano a nível nacional. Grande fonte de emprego, nela laboram presentemente cerca de 1.500 trabalhadores. Com uma mão-de-obra de grande qualidade, o prestigio dos ENVC há muito que ultrapassou as fronteiras do país. O ENVC tem uma grande importância económica e social na região e no seu caderno constam mais de 150 navios construídos de todos os tipos e para mais diversas proveniências. Situa-se na zona portuária de Monserrate.

Padroeira: Nossa Senhora de Monserrate.
Habitantes: 6.267 habitantes em 2007 e 5.338 eleitores em 31-12-2003.
Sectores laborais: Indústria naval, pesca, artesanato e comércio.
Feiras: Semanal, as sextas-feiras e Feira Franca da Senhora da Agonia (Agosto).
Tradições festivas: Senhora das Candeias, S. José, Senhora da Agonia e Jornadas Populares.
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Castelo de S. Tiago da Barra, Convento de S. Domingos, Igreja de S. Domingos, Igreja das Ursulinas, Santuário da Senhora da Agonia, Capelas de Santa Catarina, da Senhora das Candeias e de S. Tiago, Palácio dos Tramas, Palácio da Vedoria, Museu Municipal, Museu da Arte Sacra, Monte de Santa Luzia, Castelo de S. Tiago da Barra, Praia Norte e Campo da Senhora da Agonia.
Gastronomia: Caldeirada de peixe, arroz de peixe e arroz de lampreia.
Artesanato: Redes e rendas e miniaturas de barcos em madeira.
Colectividades: Grupo Folclórico de Viana, Centro Cultural Alto Minho, Juventude de Viana, Sport Clube Vianense, EDV - Escola Desportiva de Viana e Amigos do Mar.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Monserrate","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.