Monte Córdova

Monte Córdova
Santo Tirso



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"monte-cordova","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Monte Córdova é uma freguesia portuguesa do concelho de Santo Tirso, com 16,96 km² de área e 3.669 habitantes (2001). Densidade: 216,3 h/km².

Nesta freguesia nasce o rio Leça, na aldeia de Redundo. Tem por orago o São Salvador. Realiza-se anualmente uma peregrinação em honra da padroeira, no lugar de Santa Luzia, junto à capela do século XVII.

História

Monte Córdova é terra muito antiga, sendo inúmeros os vestígios de ruínas pré e proto-históricas.

As dificuldades encontradas pelos invasores levarão Estrabão a considerar a região da Lusitânia como a mais poderosa das nações ibéricas e aquela que, dentro de todas por mais tempo deteve as armas romanas. Roma envolveu-se nesta região, por uma presença belicosa constante com os povos locais, com o objectivo de a pacificar desde os Pirinéus ao Atlântico e de Cantábrico ao Mediterrâneo. Foi um acontecimento de uma certa importância que originou uma profunda alteração na paisagem e no modo de vida das populações.

No Monte Padrão existem ruínas dum importante castro e nele, até finais do século XVI, esteve a igreja paroquial, que segundo se conclui de vários documentos medievais, foi primitivamente mosteiro anexo ao de Celanova, na Galiza.

Durante séculos, as condições morfológicas do terreno foram responsáveis pelo relativo isolamento das populações. A freguesia situa-se ao nível dos 410 – 420 metros de altitude em plena escarpa da Agrela da Assunção.

São Salvador de Monte Córdova é uma antiquíssima freguesia já referida em documentos históricos de 959, ocupa uma extensa área de 1 696 hectares, com uma população jovem, com cerca de 5.000 habitantes. Monte Córdova chamava-se o Celeiro de Santo Tirso e foi-o.

Economia

Relativamente às actividades económicas da freguesia, o peso do sector primário é bastante reduzido. De facto, a totalidade das terras cultivadas caracteriza-se por uma agricultura de subsistência e de complemento ao rendimento familiar.

O sector secundário tem sido alvo de investimento industrial, o que incide especialmente na indústria de confecções a qual, a par da serralharia, carpintaria e outras, é uma das principais actividades geradoras de emprego.

Esta Freguesia tem todas as característica para ser vila no entanto está refém da politica tendenciosa da Câmara municipal de Santo Tirso que optou por favorecer freguesias da mesma cor politica (Vilarinho e Roriz) prejudicando claramente Monte Córdova, sendo que esta detém todas as característica argumentadas pelo município para a elevação de Vilarinho e Roriz a Vila.

Património

A freguesia de Monte Córdova orgulha-se de tantos monumentos culturais e é uma das terras mais ricas com o seu património histórico, cultural e paisagístico do Norte de Portugal.

Digno de visita é o Monte de Nossa Senhora da Assunção, onde se encontra localizada uma imponente basílica, cujo projecto de arquitectura é da autoria do arquitecto italiano Korrodi. No interior da basílica encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Assunção, considerada uma das melhores esculturas sacras do final do século XIX, da autoria do escultor João da Fonseca Lapa.

O Alto de Cabanas é um miradouro natural de extraordinária beleza, e a Devesa de Valinhas com o seu conjunto monumental de carvalhos seculares e curiosa capela, perto da queda de Fervença no rio Leça onde se realiza uma das principais e típicas romarias do Concelho (segundo domingo de Setembro), são também locais obrigatórios de visita.

As quedas de água do rio Leça, na Fervença são pontos obrigatórios de visita. Digna de menção a serra mecânica, movida a água, existente no lugar de Pereiras, é um belo exemplar da arqueologia industrial, classificado imóvel de interesse público.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Monte C\u00f3rdova","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.