Monteiras

Monteiras
Castro Daire



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"monteiras","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Monteiras é uma freguesia portuguesa do concelho de Castro Daire, com 21,67 km² de área e 586 habitantes (2001). Densidade: 27,0 hab/km².

A freguesia de Monteiras fica situada no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, entre os planaltos de Montemuro e Leomil, a cerca de 920 metros de altitude. Dista cerca de 12 km da sede do concelho, e tem por vizinhas as povoações (anexas) de Eido (200 metros), Carvalhas (400 metros), Relva (1.500 metros) e Colo de Pito (2.700 metros). É servida pela Estrada Nacional nº 2, que liga com a A24. O seu clima pode considerar-se "áspero", o que não é de estranhar, dada a altitude a que ela se situa.

Toponímia

O seu topónimo parece andar ligado a monumentos de civilização dolmética, embora nem sejam assim abundantes na região. Os mais conhecidos, no entanto, são as mamoas na lombada à volta da Capela de Nossa Senhora da Ouvida.

História

O povoamento deste território é muito remoto, visto que os dólmens aparecem na última parte do Neolítico. No entanto, povoamento propriamente dito (repovoamento), veio a verificar-se por imposição de D. Afonso Henriques ao seu aio Egas Moniz, que era o prestameiro destas terras regalengas da sua tenência de Lamego, portanto no início da Nacionalidade. Não se sabe muito sobre Monteiras relativamente ao período da Idade Média. Sabe-se, no entanto, que nessa altura estava integrada no termo do pequeno julgado de Castro Daire. Em 1527, Monteiras e Castro Daire eram as duas povoações mais importantes do concelho. Foi curato anual anexo à abadia de Castro Daire. Ganhou o estatuto de "paróquia" no século XVI, talvez depois da extinção da paróquia do Mosteiro de Baltar. O seu padroeiro é o Divino Espírito Santo.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Monteiras","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.