Montenegro

Montenegro
Faro



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"montenegro","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Montenegro é uma freguesia portuguesa do concelho de Faro, com 23,01 km² de área e 5.336 habitantes (2001). Densidade: 231,9 h/km². Dela faz parte o Aeroporto de Faro.

Geografia

Dista da cidade de Faro cerca de 4 km. Os limites desta são: a norte a freguesia de Almancil até à linha de caminho de ferro; ao sul o oceano Atlântico; a este a freguesia de São Pedro, pela delimitação do caminho de ferro, até onde esta se cruza com a ribeira de Marchil e continuando pelo esteiro Largo até ao canal de Faro e freguesia da , do canal de Faro pelo esteiro do Ramalhete, até ao esteiro da Golada e continuando pelo nascente em direcção à barrinha de São Luís; e a oeste, a freguesia de Almancil.

Topónimo

O seu nome teve origem num monte coberto de uma densa mancha arbórea que se avistava da cidade de Faro onde, no princípio do século XX, se fixaram essencialmente agricultores e pescadores que dependiam das culturas de sequeiro e da pesca da ria Formosa, respectivamente, que iriam vender na cidade de Faro, bem como da extracção de sal que, depois de transportado por barcas até à cidade, era distribuído para outras regiões do país pelo caminho de ferro.

História

É a mais recente freguesia do concelho de Faro, tendo sido criada a 20 Junho de 1997.

Actualmente o Montenegro é bastante habitado, onde predominam vivendas grandes e espaçosas , divididas por urbanizações. Desenvolveu-se muito, devido em parte, à proximidade da Universidade do Algarve (Gambelas), que atraiu muitos estudantes e dinamizou muito o espaço. A concentração de motas de Faro tem a sua sede no pinhal das Gambelas, onde se realizam todos os anos em Julho os espectáculos numa tenda montada com esse propósito, sendo esta considerada a maior concentração de motas de Verão da Europa. Para se entrar na ilha de Faro, é necessário percorrer antes a grande avenida do Montenegro, sendo esta também a primeira impressão do país que os estrangeiros que aterram no aeroporto de Faro têm.

Heráldica

Ordenação heráldica do brasão e bandeira publicada no Diário da República, III Série de 30/05/2000

Armas

Escudo de ouro, uma árvore de verde, arrancada do mesmo, entre duas cegonhas de vermelho, sancadas de negro, a da dextra volvida; pé ondado de verde e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro em maiúsculas: "MONTENEGRO - FARO".

Bandeira

De vermelho, cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.

Símbologia

O Pinheiro

Simboliza a imortalidade, por causa da persistência da folha e da incorruptibilidade da resina. Por vezes também é utilizado para exprimir a longevidade. Além disso o pinheiro está aqui identificado com as origens toponímica da freguesia. Com efeito, reza a tradição que a designação de Montenegro está relacionada com a densa mancha florestal que cobria quase toda a freguesia, a qual observada à distância desde a cidade de Faro parecia assemelhar-se com um monte negro.

As cegonhas de vermelho

É um símbolo sagrado do cristianismo, pelo facto de fazer parte da sua dieta o extermínio de répteis, que identificam o mal, nomeadamente as serpentes. Mas também simboliza a ressurreição porque retorna todos os anos das suas viagens migratórias. Por outro lado, a cegonha exprime a longevidade, a felicidade e a piedade filial. Pelo facto de em repouso se sustentar num pé só simboliza a meditação ou a contemplação filosófica. Neste caso, a sua representação em cor vermelha significa a fecundidade e o amor filial.

As faixas ondeadas de verde e prata

As ondas verdes representam a Ria Formosa e as prateadas o Oceano, simbolizando a força, a agitação e a vivacidade.

O escudo de ouro

Simboliza a riqueza, a fidelidade e a força, mas também se associa ao Sol, que, no caso presente, é o astro mais identificativo do Algarve.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Montenegro","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • Faro - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.