Montesinho é uma aldeia típica transmontana, situada nos contrafortes da Serra de Montesinho, a que lhe dá o nome. É habitada por cerca de 20 famílias, que fazem juz ao que de mais puro se pode designar por "hospitalidade transmontana". Pertence à freguesia de França, concelho de Bragança.
Aldeia pobre de recursos agrícolas mas forte em recursos agropecuários. O cabrito de Montesinho tem ainda muita fama, criando-se sobretudo hoje um não menos afamado borrego, criado nos montes circundantes ao vento e ao frio rigoroso do Inverno e nos calores ásperos do Verão.
Montesinho já foi mais próspera do que é hoje, foi sobretudo um dormitório de pessoas que vinham em busca de trabalho duro da prospecção do minério. Muitas delas foram ficando e de outras, diz-se ali com mágoa, que "nas minas morreu muita gente". Noutros tempos a aldeia teve até posto da Guarda. Contudo, com os fim das minas, muitas pessoas regressaram à sua terra e os outros, sobretudo os mais novos, partiram para países mais ricos à procura de melhor vida.
Hoje Montesinho orgulha-se dos seus, espalhados pelo mundo, nomeadamente em Espanha, França e Alemanha. Quando regressam são sempre uma alegria, sobretudo no Verão. Os próprios emigrantes obrigaram a alterar o dia da festa em honra de Santo António para o terceiro domingo de Agosto, sendo assim possível matar saudades dos seus amigos e familiares.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários