O Mosteiro do Lorvão é um mosteiro português, localizado na freguesia de Lorvão, concelho de Penacova, Distrito de Coimbra.
A época da fundação exacta do Mosteiro de Lorvão tem sido colocada no século VI, mas a data mais provável de sua fundação é na sequência da primeira reconquista de Coimbra, em 878. No século X, sua importância era já considerável, e isso manteve-se ao longo de toda a Idade Média. Depois de ter pertencido aos Beneditinos, o mosteiro passou para a Ordem de Cister, por imposição de D. Sancho I e também por envolvimento do Papa Inocêncio III, em 1211.
Apesar das primeiras edificações remontarem ao século IX, as intervenções que subsistem neste monumento datam dos séculos XVII e XVIII. A organização dos seus edifícios é irregular, adaptada ao terreno. O claustro maneirista e a igreja majestosa ao estilo joanino de Mafra são dois expoentes do mosteiro. Destacam-se os túmulos de Santa Teresa e Santa Sancha, o imponente cadeiral barroco, os órgãos neoclássico e respectiva grade, as telas de Pasquale Parente e os retábulos de pedra e talha dourada. Na antiga parte conventual funciona um hospital psiquiátrico.
Da fase românica conservam-se os capitéis nas capelas do claustro. O mosteiro foi um dos principais centros de produção de manuscritos iluminados na Idade Média portuguesa, destacando-se o Apocalipse do Lorvão e o Livro das Aves.
Freiras
Foram freiras neste mosteiro:
- Rainha Santa Teresa, filha de D. Sancho I
- Urraca Afonso, filha de D. Afonso III
- Branca de Portugal, filha de D. Afonso III
- Dulce I de Leão, filha de Afonso IX de Leão
- Teresa Mendes de Sousa (1220 - 1292), filha de Mem Garcia de Sousa
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários