Mosteiro de Vilarinho

Mosteiro de Vilarinho
Vilarinho

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"mosteiro-de-vilarinho","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vilarinho-santo-tirso","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


O Mosteiro de Vilarinho está situado em Vilarinho, concelho de Santo Tirso.

História

Ao longo dos séculos, Vilarinho viveu em torno do seu mosteiro, como, aliás, era comum em quase todas as freguesias que abrigavam edifícios do género. Foi este, de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e, dizem alguns autores, terá sido uma abadia secular muito rica, fundada anteriormente a 1070, para sepultura de uns fidalgos da geração dos Fafes. O seu abade, Gonçalo Anees Fafes, fundou junto a este templo, o convento, ao qual aplicou as rendas da sua abadia e do qual foi o seu primeiro abade vitalício. A construção do mosteiro foi iniciada em 1070, em 1074 já estava concluído e era habitado por 10 cónegos. O Mosteiro de Vilarinho vem abundantemente documentado nos séculos XIII e XIV, nomeadamente, no "Censual do Cabido da Sé do Porto" (1120).

Os bens do mosteiro, entregue aos comendatários, foram largamente esbanjados e, depois da extinção deles, as suas rendas foram unidas ao Mosteiro de Landim, tendo sido já, anteriormente, em 1488, unido ao de Roriz. No início do século XVIII, em 1706, apenas dois frades habitavam o mosteiro e, em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, a igreja paroquial, os restantes edifícios e propriedades, foram vendidos a particulares.

A antiga igreja paroquial de São Miguel de Vilarinho, em estilo românico, é possivelmente do século XII, apesar de ter sofrido já algumas modificações em épocas posteriores. No claustro, do qual só restam vestígios, existe um arco sólido com um túmulo datado do século XIII ou XIV. Nele está sepultado o Prior D. João Gonçalves. Esta igreja é considerada desde 1953, "imóvel de interesse público".

Características

Noutros tempos, o mosteiro recebera várias alterações. A mais visível é o nartex que lhe foi acrescentado (talvez no século XIV), como antecâmara da nave. O pórtico primitivo da igreja recorta-se com moderada profundeza em três arquivoltas com apreciáveis capitéis. A nave da igreja, relativamente espaçosa, é muito estimável pela segurança e pelas proporções. Tem a cabeceira rectangular, com cobertura interior de madeira, de caixotões (século XVII). O arco triunfal de estilo românico é robusto, assente em quatro colunas com belos capitéis historiados.Armário em madeira datado de 1702 Sobre esse arco, está uma belíssima escultura (de calcário de ançã) representando São Miguel, padroeiro da igreja. No seu interior pode-se ainda apreciar duas pinturas quinhentistas representando São Miguel e São Pedro e um armário em madeira, datado de 1702.

O antigo claustro desapareceu. Restam apenas algumas pedras dispersas. Num recanto subsiste um arco sólido datado de 1417.

Ligações externas

Artigos relacionados com Vilarinho

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Mosteiro de Vilarinho","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vilarinho, im\u00f3vel-de-interesse-p\u00fablico mosteiro mosteiro-de-vilarinho santo-tirso vilarinho, -Mosteiro de Vilarinho","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.