Mouraz é uma freguesia portuguesa do concelho de Tondela, Distrito de Viseu, com 9,22 km² de área e 998 habitantes (2001). Densidade: 108,2 hab/km².
Situada na parte sudeste do Vale de Besteiros, na margem direita do rio Dinha, afluente direito do Dão, tem como limites a sul as freguesias de Nagosela (pertencente ao concelho de Santa Comba Dão) e Vila Nova da Rainha, a oeste a de Dardavaz, a noroeste a de Tondela, a nordeste a de Tonda e a oriente a de Ferreirós do Dão. É atravessada na sua parte poente pelo IP3, entre os quilómetros 95 e 97, com acesso a sul no nó de Treixedo e a norte no de Tondela, seguindo a estrada de Tonda. Os seus terrenos são de natureza granítica, apresentando-se bastante acidentados sobretudo na parte oriental da freguesia. Compreende actualmente as localidades de Mouraz, Carvalhal, Couço, Adiça, Póvoa de Baixo, Saldonas e Alambique.
História
Esta povoação beirã foi sede de município de 1198 a 1836. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 755 habitantes. A história de Mouraz e os aspectos mais relevantes da sua cultura são apresentados no livro "Mouraz, História e Memórias", da autoria de António F. Dias de Almeida, natural de Carvalhal de Mouraz, vencedor do Prémio Aurélio Soares Calçada (2007).
Património
De entre o património arquitectónico, artístico e cultural de Mouraz destacam-se a Igreja Matriz, com obras de arte de grande valor histórico, o Santuário de Nossa Senhora da Esperança, localizado no antigo "Monte Mouratio", e as capelas de São Roque (Saldonas), São João (Carvalhal) e Santo António (Couço). Na antiga "Villa do Carvalhal" encontram-se o edifício da Câmara Municipal de Mouraz, a Casa Real de Carvalhal de Mouraz, o pelourinho e a Calçada dos Mouros.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
Bom dia António,
Gostaria de falar contigo.
Ab/Hélder
Go