Mouraz

Mouraz
Tondela



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"mouraz","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Mouraz é uma freguesia portuguesa do concelho de Tondela, Distrito de Viseu, com 9,22 km² de área e 998 habitantes (2001). Densidade: 108,2 hab/km².

Situada na parte sudeste do Vale de Besteiros, na margem direita do rio Dinha, afluente direito do Dão, tem como limites a sul as freguesias de Nagosela (pertencente ao concelho de Santa Comba Dão) e Vila Nova da Rainha, a oeste a de Dardavaz, a noroeste a de Tondela, a nordeste a de Tonda e a oriente a de Ferreirós do Dão. É atravessada na sua parte poente pelo IP3, entre os quilómetros 95 e 97, com acesso a sul no nó de Treixedo e a norte no de Tondela, seguindo a estrada de Tonda. Os seus terrenos são de natureza granítica, apresentando-se bastante acidentados sobretudo na parte oriental da freguesia. Compreende actualmente as localidades de Mouraz, Carvalhal, Couço, Adiça, Póvoa de Baixo, Saldonas e Alambique.

História

Esta povoação beirã foi sede de município de 1198 a 1836. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 755 habitantes. A história de Mouraz e os aspectos mais relevantes da sua cultura são apresentados no livro "Mouraz, História e Memórias", da autoria de António F. Dias de Almeida, natural de Carvalhal de Mouraz, vencedor do Prémio Aurélio Soares Calçada (2007).

Património

De entre o património arquitectónico, artístico e cultural de Mouraz destacam-se a Igreja Matriz, com obras de arte de grande valor histórico, o Santuário de Nossa Senhora da Esperança, localizado no antigo "Monte Mouratio", e as capelas de São Roque (Saldonas), São João (Carvalhal) e Santo António (Couço). Na antiga "Villa do Carvalhal" encontram-se o edifício da Câmara Municipal de Mouraz, a Casa Real de Carvalhal de Mouraz, o pelourinho e a Calçada dos Mouros.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Mouraz","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.