Mouriscas

Mouriscas
Abrantes



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"mouriscas","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Mouriscas é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes, com 34,98 km² de área e 1.946 habitantes (2001). Densidade: 55,6 hab/km².

A freguesia das Mouriscas situa-se na zona leste do concelho, a norte do rio Tejo, e tem como vizinhos dois municípios e três freguesias de Abrantes. Os primeiros são o Sardoal a noroeste e Mação a nordeste e a leste. As segundas são Concavada e Pego a sul e Alferrarede a oeste. É ribeirinha à margem direita do rio Tejo ao longo de todo o limite sul. É a 7ª freguesia do concelho em área, a 8ª em população e a 10ª em densidade demográfica.

A aldeia está inserida no seio dos figueirais e olivais que foram base da evolução agrícola e industrial da freguesia, donde surgiram as actividades artesanais da destilaria do figo e principalmente a espartaria e, por sua vez, os lagares de azeite. Mouriscas é ainda conhecida pela “terra da passa e da uva”, pela quantidade de figos secos e uvas de latada, características de todas as varandas frontais das casas.

Localidades

Mouriscas é considerada uma das aldeias mais rurais do concelho de Abrantes. Os seus fogos distribuem-se por cerca de 60 lugares em que predominam os pequenos aglomerados populacionais geralmente interligados pelo grande povoamento disperso.

História

O nome de Mouriscas resulta, segundo a lenda, da palavra Mouro. Chamava-se aos mouros convertidos ao cristianismo - mouriscos. Diz-se que a designação desta localidade deriva de um conjunto de núcleos populacionais que se foram formando. Há também quem conte que foi este local o "sítio aonde dous soldados cristãos abusaram da fraqueza de duas donzellas mouras".

Tradições

Festas e romarias

  • Romaria de São Sebastião - domingo mais próximo do dia 20 de Janeiro
  • Festa do Espírito Santo
  • Festa de Nossa Senhora dos Matos - 15 de Agosto
  • Festas dos Esparteiros - (Junho ou Julho)
  • Festa da Casa do Povo - dois primeiros fins-de-semana de Agosto
  • Festas de Verão - dois últimos fins de semana de Agosto
  • Festival Internacional de Folclore - finais de Agosto
  • Festa de São Simão

Expressões típicas

Gastronomia

As migas e doces típicos, como as passas fritas, o bolo amassado, as tigeladas e os fritos de natal.

Património

  • Ponte romana de Alferrarede ou Olho de Boi

Personalidades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Mouriscas","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.