O Museu do Contrabando em Santana de Cambas, concelho de Mértola, foi inaugurado em 10 de Junho de 2009.
Instalado no antigo edifício da Autarquia, o projecto pretende ser o repositório de um manancial de informação, sobretudo oral, que importa salvaguardar e dar a conhecer, não só aos mais novos, mas também àqueles que não tiveram contacto directo com esta realidade. Este espaço foi criado numa perspectiva de mostrar uma parte da história da freguesia, mas também para aproveitar o seu património histórico e cultural como um recurso que poderá trazer riqueza e desenvolvimento.
A freguesia de Santana de Cambas reúne, no seu território, um grande conjunto de potencialidades que pela sua natureza e concentração, tornam sem dúvida esta área num ponto estratégico do concelho de Mértola. Para esta realidade contribuem, por um lado, os factores naturais que derivam da própria localização da freguesia, tais como o Guadiana, a fronteira com Espanha ou a relativa proximidade à sede de concelho e à Mina de São Domingos, e por outro lado, o grande dinamismo das populações, empresas, associações e entidades públicas existentes. Não é por isso de estranhar que dois importantes eventos ao nível do Concelho (o “Festival do Peixe do Rio” e a “Feira Agro-Pecuária Transfronteiriça”) aconteçam precisamente na Freguesia, ou que aqui existam três IPSS’s, diversas Associações e Colectividades, bem como, um grande número de microempresas que abarcam diversos sectores de actividade económica.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Santana de Cambas - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários