Nossa Senhora das Neves

Nossa Senhora das Neves
Beja



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"nossa-senhora-das-neves","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Nossa Senhora das Neves é uma freguesia portuguesa do concelho de Beja, com 53,03 km² de área e 1.895 habitantes (2001). Densidade: 35,7 hab/km².

Até há bem poucos anos, era formada por um aglomerado de casas térreas caiadas de branco, cujos habitantes se dedicavam à agricultura. Hoje, a maioria da população trabalha fora da terra, sobretudo em Beja, para onde muitos se deslocam em carro próprio. Junto à estrada, o restaurante “O Polícia” também contribuiu para o desenvolvimento da aldeia, pelo elevado número de turistas que nele param para comer.

Nas Neves, hoje em dia, já existem pequenos comércios, uma drogaria, um supermercado, e vários cafés. Há ainda a escola primária e a igreja cuja história está intimamente ligada ao nome da povoação.

Toponímia

Segundo a lenda, os habitantes de um pequeno povoado, que existia naquele local, decidiram construir num sítio previamente por eles escolhido, uma capela em honra da Virgem Maria. Marcaram o espaço e lançaram-se ao trabalho. Só que, no dia seguinte todas as ferramentas tinham desaparecido e se encontravam reunidas numa colina próxima. Julgando tratar-se de uma brincadeira de mau gosto, foram buscá-las e recomeçaram o trabalho. No outro dia e nos dias que se seguiram a cena repetiu-se sem que houvesse uma explicação lógica para tal. A repetição deste insólito acontecimento, levou a população a pensar que a Virgem não aceitava o lugar escolhido para a capela.

Ainda na dúvida acerca do local a eleger, repararam que começara a nevar no cimo da colina, onde as ferramentas apareciam todos os dias. O sol brilhava e não havia uma nuvem no céu mas o cimo da colina ficara todo coberto de uma espessa camada de neve. Ergueram aí a capela em honra de Nossa Senhora das Neves e assim surgiu o nome da aldeia.

Ainda hoje se podem ver, na sacristia da igreja, vários quadros, representando milagres, atribuídos à Senhora das Neves, que são testemunhos da enorme devoção que o povo lhe consagra.

Colectividades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Nossa Senhora das Neves","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • Beja - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.