Odemira é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região Alentejo e sub-região Alentejo Litoral, com cerca de 5.900 habitantes.
É sede do maior município português, com 1.719,73 km² de área e 26.106 habitantes (2001), subdividido em 17 freguesias. É o maior município português em extensão territorial. O município é limitado a norte pelos municípios de Sines e Santiago do Cacém, a leste por Ourique, a sueste por Silves, a sul por Monchique e Aljezur e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. O limite sudoeste, com o concelho de Aljezur, é marcado pela Ribeira de Seixe. A faixa litoral do município e o vale do Mira até à vila de Odemira faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Recebeu foral de D. Afonso III em 1256.
Um filho de Odemira distinguiu-se no campo do Xadrez: Damião de Odemira, boticário e autor do primeiro Tratado de Xadrez conhecido.
Freguesias
- Bicos
- Boavista dos Pinheiros
- Colos
- Longueira-Almograve
- Luzianes-Gare
- Pereiras-Gare
- Relíquias
- Sabóia
- Santa Clara-a-Velha
- Santa Maria
- São Luís
- São Martinho das Amoreiras
- São Salvador
- São Teotónio
- Vale de Santiago
- Vila Nova de Milfontes
- Zambujeira do Mar
História
- Ver artigo: História de Odemira
Toponímia
Diz-se que provém do nome árabe "Wad-Emir", que significava água do rio de Emir. Mais tarde este nome foi dando origem a algumas transformações, que originou a troca de Wad por Ode e Emir em Mira, ficando assim formado o nome Ode Mira.
Outra versão existe sobre a origem do nome, existiu na altura da sua povoação árabe, um alcaide mouro de nome Ode, que habitava o castelo e com ele a sua bela mulher uma moura encantadora, como todas as outras mouras das lendas populares. Quando D. Afonso Henriques, decidiu começar a conquista das terras a sul do Tejo aos mouros, chegou então a esta povoação para a tomar e fazê-la parte do seu reino e também a província do Algarve. A alcaidessa ao ver o exército de D. Afonso Henriques, ficou surpresa e aflita, gritando para o Alcaide: Ode, Mira, daí ter ficado ODEMIRA, segundo esta lenda.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Sub-região Alentejo Litoral - Artigo raiz
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários