Odivelas é uma cidade portuguesa no Distrito de Lisboa, região Lisboa e sub-região Grande Lisboa, com cerca de 53.400 habitantes.
É sede de um município muito pequeno com 26,14 km² de área e 133.846 habitantes (2001), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Loures, a sueste por Lisboa e a oeste por Amadora e Sintra. Foi criado em 1998 por desmembramento de Loures.
A área do actual concelho de Odivelas foi afectada pelo fenómeno de suburbanização. Entre 1950 e 1970, a população da freguesia odivelense passou de 6.772 para 51.395 habitantes. O crescimento da povoação favoreceu a sua elevação ao estatuto de vila, ocorrida em 1964 (em 1990, verificar-se-ia a promoção a cidade). A actual Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, eleita em 2005, é Susana de Carvalho Amador (PS).
A partir de 27 de Março de 2004, a cidade passou a estar ligada a Lisboa através da rede de metropolitano, com o prolongamento da Linha Amarela desde o Campo Grande, possuindo estações no Senhor Roubado e em Odivelas.
Freguesias
As freguesias que compõem o Município de Odivelas são as seguintes:
- Caneças
- Famões
- Odivelas (freguesias), anteriormente Odivelas (Lumiar e Carnide)
- Olival Basto
- Pontinha
- Póvoa de Santo Adrião
- Ramada
História
- Ver artigo: História de Odivelas
Heráldica
Brasão
Escudo de ouro, urso rompante de negro, armado e lampassado de vermelho tendo brocante banda enxaquetada de prata e vermelho de duas tiras; campanha diminuta de três tiras ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco, com a legenda a negro: "MUNICÍPIO DE ODIVELAS".
Bandeira
Gironada de oito peças de vermelho e amarelo. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
Selo
Nos termos da Lei, com a legenda: "Câmara Municipal de Odivelas".
Parecer da Comissão de Heráldica emitido em 6 de Abril de 2006, nos termos da Lei n.º 53/91 de 7 de Agosto.
Simbologia
- Urso rompante - referência à lenda que está na origem da fundação do Mosteiro de São Dinis e São Bernardo e à influência de D. Dinis que o mandou construir, e cujos restos mortais repousam no mosteiro.
- Banda enxaquetada - como referência à Ordem de Cister que está profundamente ligada ao Mosteiro de São Dinis e São Bernardo.
- Campanha diminuta de três tiras ondadas - como referência às linhas de água que unem e atravessam o território do Município, representando todas as Freguesias.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Sub-região Grande Lisboa - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários