Oiã

Oiã
Oliveira do Bairro



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"oia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Oiã é uma freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Bairro, com 26,74 km² de área e 6.712 habitantes (2001). Densidade: 251,0 hab/km².

História

Oiã terá mais de 800 anos, sendo que o primeiro documento que refere Oiã data do ano de 1220. Quanto à origem do seu nome, Oiã deriva de Oyana, nome ligado à cultura da Oliveira. O seu étimo oleana que tem em sua raiz olea, assim dará a entender.

Actualmente Oiã é uma da freguesias mais populosas do distrito de Aveiro, sendo também uma das mais ricas e em próspero desenvolvimento. Este facto deve-se grandemente a alguns factores fundamentais. Contudo, a localização é o seu maior trunfo. Oiã está situado a 5 km da sede do concelho, está a igual distância do nó de acesso à auto-estrada A1 (Aveiro Sul), a 18 km da cidade de Aveiro e 9 km da ligação à auto-estrada A17. Para além disso, Oiã possui uma estação e uma zona industrial em expansão. Poder-se-á considerar que Oiã é já uma região suburbana. No âmbito associativo, Oiã prima pela diversidade das suas associações. O movimento associativo é enorme, abrangendo associações de carácter desportivo, cultural, recreativo e de interesse público.

Quanto ao futuro, está prevista a construção de infra-estruturas que permitirão à freguesia desenvolver-se de forma sustentada. Mas, de momento, a obra que mais se faz notar é a construção da nova sede da junta de freguesia, que é complementada por um auditório e uma biblioteca, tudo no mesmo edifício. O futuro está, assim, ao virar da esquina.

Património

  • Igreja de São Simão ou Igreja Matriz de Oiã

Curiosidades

Oiã é a única localidade em Portugal cuja denominação só contém vogais.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Oi\u00e3","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.