Olho Marinho

Olho Marinho
Óbidos



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"olho-marinho","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Olho Marinho é uma freguesia portuguesa do concelho de Óbidos, com 18,32 km² de área e 1.258 habitantes (2001). Densidade: 68,7 hab/km².

Toponímia

A única certeza sobre a origem do topónimo "Olho Marinho" é a de que está relacionado com os "Olhos d'Água", cujas propriedades minero-medicinais já tinham sido reconhecidas pelos romanos quando se fixaram na zona. Outros defendem que o topónimo poderá ter surgido mais tarde, no século IX, de origem árabe. Outros ainda, consideram, que a origem deste topónimo tem por base a tradição popular. Nestas perspectivas, o primeiro termo locativo "Olho" confirma a importância e a força que os chamados "Olhos d'Água" do Olho Marinho tinham junto do povo ao darem um forte contributo para a progressiva fixação das populações ao longo dos tempos.

O segundo termo locativo "Marinho" está intimamente ligado ao mar e, neste caso, à presença de um verdadeiro mar interior que, na época, submergia a totalidade das baixas, actualmente localizadas entre a Foz do Arelho e a Columbeira passando por diversas localidades nomeadamente o Olho Marinho.

As nascentes de água doce e a proximidade do mar, juntamente com as excelentes condições edafo-climáticas e de habitabilidade reunidas nesta zona, foram segundo se julga, as condicionantes naturais que determinaram a fixação de progressivos povos, desde o Paleolítico à formação da Nacionalidade, bem como a criação do topónimo Olho Marinho.

História

Colectividades

Os Olhomarinhenses possuem várias infra-estruturas de apoio cultural, desportivo e recreativo. A força do homem e a sua ambição levou à criação das seguintes colectividades:

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Olho Marinho","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.