Ortiga é uma freguesia portuguesa do concelho de Mação, com 15,95 km² de área e 627 habitantes (2001). Densidade: 39,3 hab/km².
Foi habitada por uma comunidade judaica. A localidade, junto do rio Tejo, tem uma paisagem que se alarga até longe, sobre os campos vizinhos ao rio.
Toponímia
Historicamente a designação Ortiga poderá ter início com a passagem nesta região dos sarracenos que aqui se fixaram e aplicaram um topónimo derivado do grego (Ortygus). Veja-se que Ortigo na nossa língua é uma palavra de origem grega usada para traduzir a ideia de codorniz (ortigopia, jogo praticado na antiga Atenas, consistia em abater codornizes à mão). Assim terá nascido a designação de Ortiga devido a abundância de codornizes nestes campos. Do grego Ortygus por via árabe surge Ortigana “terra de codornizes” que por sua vez, com os primeiros povoadores cristãos, perde a sílaba final.
História
Os antepassados históricos de Ortiga são em tudo semelhantes aos do resto do Concelho de Mação.
Freguesia desde 21 de Março de 1928, é uma área rica em espólio de épocas históricas como a Romana onde se destaca a estação arqueológica do Vale do Junco que se pensa tratar-se de um balneário romano. Ainda anterior a esta construção podemos encontrar uma anta em excelente estado de conservação que se situa na foz do Rio Frio.
No entanto, nem só de património histórico e artístico vive Ortiga, onde podemos desfrutar toda a beleza natural dos vastos pinhais e da albufeira da Barragem de Belver (Rio Tejo), onde durante todo o ano são praticados vários desportos náuticos e usufruir da soberba paisagem oferecida.
Actividades económicas
Silvicultura, agricultura, apicultura, indústria têxtil, construção civil, comércio, turismo, pesca, moagem.
Localidades
- Barragem
- Estação
- Ortiga
Património
- Anta da Casa dos Mouros
- Estação arqueológica romana de Vale de Junco
- Igreja Matriz de Ortiga
Outros locais de interesse turístico
- Barragem
- Parque de Campismo
- Praia Fluvial
- Jardim da freguesia
Festas e romarias
- Nossa Senhora das Dores (Sábado mais próximo de 15 de Agosto)
Gastronomia
Lampreia, Achegã, Caldeirada de peixe. Em termos gastronómicos há a referir ainda as migas (diferentes das migas alentejanas mais conhecidas) e açordas de ovas e enguias.
Artesanato
Picareto, peças em madeira e arame (crivos, peneiras, gaiolas), mantas, colchas e tapetes.
Colectividades
- Cooperativa dos Olivicultores de Ortiga
- Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga
- Associação dos Caçadores de Ortiga
- Associação Recreativa Cultural e Desportiva "Os Amigos da Estação de Ortiga"
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários