Ovil é uma freguesia portuguesa do concelho de Baião, com 18,53 km² de área e 901 habitantes (2001). Densidade: 48,6 hab/km².
Economia
Uma das actividades económicas desta localidade é a agricultura, que se caracteriza por um sistema de montanha, com um carácter essencialmente de subsistência, de baixas produções. O centeio, o milho e a vinha são as culturas predominantes. A pastorícia é outra das actividades económicas em Ovil, que ganha a sua importância com a criação de caprinos e bovinos. Pois o anho assado e o cabrito são os produtos mais comercializados. Por fim temos a floresta, que ainda possui algum peso e economia agrícola. Os matos são utilizados como alimentação dos pequenos ruminantes, e a sua matéria-prima é também fonte de exploração (lenha, madeira e resina).
Património
- Anta da Aboboreira ou Anta de Chã de Parada ou Dólmen da Fonte do Mel
- Conjunto Megalitico de Outeiro de Gregos
- Conjunto Megalítico de Meninas do Crasto
- Conjunto Megalitico de Outeiro de Ante
Personalidades
Nesta freguesia, no lugar de Vilarelho, nasceu em 16 de Julho de 1957 o escritor António Mota.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários