Paião

Paião
Figueira da Foz



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"paiao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Paião é uma freguesia portuguesa do concelho da Figueira da Foz, com 20,38 km² de área e 2.796 habitantes (2003). Densidade: 118,0 hab/km². Foi elevada a vila em 1989.

Localidades

Topónimo

Sua toponímia é controversa, defendendo-se que poderá tanto ter a ver com a vulgarização do termo latino pelagus (relativo ao mar, caracterizando um povoamento de pessoas vindas da costa) que daria polegão (nome de um peixe, depreciativo, atribuído a um grupo de pessoas), como de uma origem mais próxima por um aumentativo de Paio (ligado a uma localidade próxima chamada Sampaio).

História

Comummente conhecida como "Terra dos Alfaiates", esta freguesia viu este negócio florescer ao longo do século XIX até finais do século XX, chegando a haver cerca de 25 alfaiatarias que operavam com uma ou várias pessoas. Desde os anos 80 do último século, assistiu-se a um decréscimo significativo que quase fez desaparecer a profissão. O Rancho Folclórico das Camélias de Paião, bem como o brasão da vila, guardam a memória dessa actividade, no uso da tesoura e linha. Em 2005 foi inaugurada uma estátua em homenagem ao alfaite, da autoria do escultor Mário Nunes. Também reconhecida na elaboração do brasão é a actividade da agricultura que representou, até próximo do final do último século, um meio de subsistência importante para os habitantes da freguesia.

A lira presente no centro do brasão refere-se à reconhecida actividade da Sociedade Filarmónica Paionense que promoveu desde 1858 actividades artísticas de vária ordem, mas também desportivas e recreativas. Além desta associação existe também o Grupo de Instrução e Recreio Paionense (GIRP), fundado em 1958 que desenvolve actividades desportivas e recreativas.

Feiras

No dia 19 de cada mês, tem lugar na vila de Paião uma feira em que os comerciantes expõem os seus produtos em escaparates dispostos ao longo de várias ruas. No dia 19 de Março confluem vários feirantes para a maior feira, coincidindo com o aniversário de elevação a vila. Anualmente, a 15 de Agosto, em Seiça, tem lugar a feira de ano, junto às ruinas do mosteiro e próximo da capela, remeniscências de uma feira medieval promovida pela ordem monástica que então aí residia.

Património

  • Mosteiro de Santa Maria de Seiça ou Mosteiro de Ceiça
  • Capela de Seiça
  • Igreja Matriz de Paião
  • Estátua do Alfaiate

O maior edifício da vila é a igreja paroquial de Nossa Senhora do Ó, concluída em 1905, ainda com traços neo-clássicos. Numa rua próxima da igreja pode-se apreciar uma capela-nicho, melhorada a partir de umas alminhas, com um arco do século XV, possivelmente reaproveitado.

Também próximo da igreja paroquial, foi acondicionada a Fonte de São João, oferecendo um local com vista panorâmica sobre os campos do Mondego e a Figueira da Foz. Celebrava-se faustamente, e ultimamente mais moderadamente, a festa de S. João de 23 para 24 de Junho próximo dessa fonte, atribuindo às suas águas a capacidade de juntar para sempre um casal que delas bebesse nessa noite.

Alguns quilómetros a sudeste da vila de Paião, passando os lugares de Copeiro e Casal Novo, existe as ruínas do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, antiga ordem de Cister extinta aquando das revoluções liberais, e a Capela de Seiça com formato octagonal, abrigando uma imagem da Virgem e do Menino do século do século XIV, azulejos da época de D. Maria e quadros seiscentistas que colocaram este edifício numa lista dos melhores monumentos religiosos. A estes dois edifícios está associado um milagre e sucessiva devoção que remonta ao início da nossa nacionalidade.

Os paionenses podem usufruir de uma piscina municipal que serve o sul do Concelho.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Pai\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.