Palácio de Estoi

Palácio de Estoi
Estoi

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"palacio-de-estoi","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"estoi","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Palácio de Estoi, é um pastiche rococó, na freguesia de Estoi, concelho de Faro, único na região.

O palácio foi ideia de um nobre local, Fernando Carvalhal de Vasconcelos, filho de Francisco José de Carvalhal e Vasconcelos (proprietário da Casa das Açafatas em Faro), que morreu pouco depois do ínicio da construção em meados dos anos de 1840. Outra personalidade local, José Francisco da Silva, adquiriu o palácio e completou-o em 1909. Foi feito visconde de Estói graças ao dinheiro e esforços que despendeu na sua construção. O trabalho foi dirigido pelo arquitecto Domingos da Silva Meira, cujo interesse pela escultura é evidente. O interior do palácio, em pastel e estuque, foi restaurado e convertido numa pousada.

O palácio tem também uns jardins com laranjeiras e palmeiras, que condizem com o seu alegre estilo rococó. O terraço inferior exibe um pavilhão e azulejos azuis e brancos, a Casa da Cascata, no interior da qual se encontra uma cópia das Três Graças, de Canova. O terraço superior, o Patamar da Casa do Presépio, tem um grande pavilhão com vitrais, fontes decoradas com ninfas e nichos em azulejos retratando cenas pastorais.

O palácio foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1977. Em 2006 as «Preguiças», duas esculturas femininas detamanho real, importadas de Itália, de incalculável valor, com 200 quilos cada uma, foram furtadas do palácio algarvio. As esculturas eram o «ex-libris» dos jardins do paço.

Pousada do Palácio de Estoi

A Pousada do Palácio de Estoi nasce da recuperação do antigo Palácio que pertencia inicialmente ao Visconde de Estoi, José Francisco da Silva. Após a sua morte, o Palácio foi mantido na respectiva família até 1987, ano em que foi comprado pela Câmara Municipal de Faro. O Restaurante, o Bar, a antiga capela e os três salões, reflectem o cuidado na recuperação deste edifício. No exterior, uma piscina e jardins ao estilo Versalhes, ocupam parte duma propriedade com cerca de quatro hectares, perto das ruínas de Milreu. As antigas cavalariças do Palácio foram convertidas em vários espaços, ideais para receberem Reuniões e Eventos.

Num projecto da responsabilidade do Arquitecto Gonçalo Byrne, a Pousada do Palácio de Estoi veio dar consistência a um novo conceito de Pousada, com spa onde é possível desfrutar de banho turco, sauna, duche tropical e piscina interior aquecida, com hidromassagem. Composta por 60 quartos e 3 suites, esta torna-se assim numa das maiores da rede de pousadas históricas da Enatur, sendo superada em dimensão apenas pela também recentemente inaugurada pousada do grupo Pestana em Viseu.

Concluída com o custo final de 11 milhões de euros, este novo equipamento turístico veio dar emprego a 45 trabalhadores e reforçar a rede de pousadas no Algarve, juntando-se às de Sagres, São Brás de Alportel e Tavira, passando igualmente a ser gerida pelo grupo Pestana.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Pal\u00e1cio de Estoi","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Estoi, estoi im\u00f3vel-de-interesse-p\u00fablico pal\u00e1cio-de-estoi, -Pal\u00e1cio de Estoi","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.