No concelho de São João da Pesqueira, seguindo a indicação das placas na direcção da Barragem da Valeira e Ferradosa, a estrada nacional 222-3 sobreleva o Palácio de Sidrô (ou de Marquês de Soveral), situado num gracioso vale coberto de vinhedos, do lado direito.
Obra dos fins do século XIX, é hoje propriedade da Real Companhia Velha. Apresenta uma arquitectura bem enquadrada e atraente. O Palacete ou Residência de Verão (com quinta) é construção da época da ascensão da burguesia oitocentista. O elemento emblemático referencial não é ampla fachada (barroca) do século anterior, mas o portão ou entrada imponente de acesso à propriedade. O interior (restaurado recentemente) tem 21 quartos e salas decoradas com telas da família Soveral, e algumas (poucas) mobílias desconhecidas da época. No pátio anterior, de boa cantaria, encontra-se pedras de armas dos Soverais, a embelezar o tímpano do frontão triangular central.
A quinta apalaçada de Cidrô (ou Sidrô) pertenceu a Luís de Soveral Vassalo e Sousa, avô do Marquês de Soveral. O Marquês nasceu na Quinta mas o actual palácio é construção característica da segunda metade do século XIX. O Rei D. Manuel II (e certamente seu pai, D. Carlos) algumas vezes convidado de honra do influente e prestigiado Marquês, gostava de passar aqui a época das vindimas com a embaixada real. As recepções aparatosas com bailes de gala e lautos banquetes, faziam-se na Casa do Cabo.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários