O Palácio dos Condes de Castro Guimarães, também conhecido como Torre de São Sebastião, é um palácio em estilo revivalista e localiza-se à Avenida Rei Humberto de Itália, na freguesia de Cascais e concelho de Cascais, Distrito de Lisboa.
Palácio dos Condes de Castro Guimarães Foto da autoria de Artur Anjos |
Características
Está instalado numa pequena enseada, que se estende mar-adentro. Aquando das marés altas, a base do edifício é tocada pelas ondas. Rodeado de um interessante jardim, o palácio foi erigido no século XIX, conservando hoje o seu traçado original.
O seu estilo conjuga o Romantismo - na época, extremamente em voga - com uma aparência de chatêau medieval, que culmina da grande torre. Actualmente, localiza-se ali o Museu dos Condes de Castro Guimarães, que reúne todas as peças da vasta colecção de arte dos condes.
História
A construção da Torre de São Sebastião, actual Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, data do início do século XX e foi mandada edificar pelo aristocrata Jorge O'Neil. Obra notável da arquitectura romântica, o palácio fascina pela mistura de estilos e por um envolvente misticismo que faz imaginar histórias de outros tempos.
Em 1910, o palácio foi vendido aos Condes de Castro Guimarães que, após procederem a algumas alterações, passaram a habitá-lo grande parte do ano. O bom gosto do casal reflectiu-se na aquisição de peças de arte e mobiliário representativos de várias épocas, assim como o seu interesse pela cultura se fez sentir com a compra de dois dos elementos mais significativos do acervo do actual Museu: um órgão neo-gótico, construído de encomenda para o Conde e a valiosa Crónica de D. Afonso Henriques, de Duarte Galvão.
Os Condes usufruíram pouco tempo deste magnífico palácio. Quando faleceu, em 1927, o Conde deixou, em testamento, a casa e propriedade ao Município de Cascais, para que nelas fosse constituída uma Casa-Museu e Jardim Público. O Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães foi oficialmente inaugurado a 12 de Julho de 1931, tendo sido durante largos anos o único existente no concelho de Cascais.
O edifício foi classificado como Imóvel de Interesse Público através do Decreto nº 45 de 30 de Novembro de 1993.
Parque Marechal Carmona
Este magnífico Parque foi construído na década de 1940, resultando da junção dos jardins do Palácio dos Condes de Castro Guimarães com a propriedade do Visconde da Gandarinha. O parque complementa a beleza da zona, eleita da burguesia e aristocracia Portuguesa e Estrangeiras, desde o século XVIII, e é composto por várias zonas ajardinadas, espaços relvados, um troço de ribeira e vários lagos, um parque de merendas, uma estufa, um campo de jogos tradicionais, uma biblioteca juvenil, um mini-zoo e um espaço infantil dividido em três zonas distintas, de acordo com a idade dos utilizadores.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Cascais - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários