Parada de Aguiar

Parada de Aguiar
Soutelo de Aguiar

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"parada-de-aguiar","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"soutelo-de-aguiar","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Parada de Aguiar, também chamada de Parada do Corgo, é uma aldeia pertencente à freguesia de Soutelo de Aguiar, no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

A aldeia é pequena, tem à volta de 90 fogos e aproximadamente 230 habitantes. Fica situada numa encosta, a 3 km da vila e perto da estrada nacional 2. No fundo da aldeia passa o rio Corgo que actualmente se encontra bastante poluído.

É bom viver em Parada, respirar o ar puro que aqui temos e viver o sossego dos seus dias. Aqui não se conhecem os perigos das grandes cidades. As crianças andam à vontade nas ruas e brincam livremente nos largos da aldeia. As pessoas conhecem-se todas e ajudam-se quando é preciso.

Panorama de Parada de Aguiar- foto da autoria de Fernando Ribeiro
Panorama de Parada de Aguiar- foto da autoria de Fernando Ribeiro

Economia

As pessoas, na sua maioria, vivem da agricultura e da criação de gado. Existe nesta localidade uma exploração de coelhos, além de alguns rebanhos de ovelhas, vacas, etc. Devido à falta de emprego muitas pessoas foram levadas a emigrar, para outros países, como: Suíça, França, Espanha, entre outros.

Património

Na aldeia existem algumas coisas antigas, tais como ruas, casas, capelas, o tanque, a escola e a linha do comboio. Existe ainda um túmulo escavado na rocha, que se situa no lugar do Outeiro e que, segundo informações recolhidas, será do século IX ou pré-romano. Na dita rocha podem ver-se pequenos rasgos, com a forma de uma serpente e que serviam para rituais pagãos.

Existem duas capelas, uma maior que se situa no cimo da aldeia e que é utilizada regularmente, e outra mais antiga chamada Capela de São Pedro. Esta situa-se no fundo da aldeia e só é utilizada no dia 29 de Junho, data da festa em honra de São Pedro.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Parada de Aguiar","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Soutelo de Aguiar, parada-de-aguiar soutelo-de-aguiar, -Parada de Aguiar","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.