Paradela

Paradela
Miranda do Douro



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"paradela-miranda-do-douro","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Paradela é uma freguesia portuguesa do concelho de Miranda do Douro, com 13,84 km² de área e 165 habitantes (2001). Densidade: 11,9 hab/km².

A aldeia de Paradela é o lugar mais oriental, a primeira localidade onde nasce o Sol neste país. Encontra-se a cerca de 16 km da sede de concelho, 70 quilómetros a sul de Bragança, sendo o acesso rodoviário a este pequeno aglomerado garantido pela E.M.542 a partir de Ifanes. O orago é Santa Maria Madalena.

História

A avaliar pelos vestígios arqueológicos encontrados na região, o primitivo povoamento desta terra deve remontar, pelo menos, à época celta. A continuidade dessa fixação humana foi assegurada pelo período de dominação romana, da qual também existem indícios arqueológicos. O território passou depois pela dominação germânica e, mais tarde pela árabe, cuja influência se reflecte na toponímia.

As minas de estanho que existem na localidade foram, no passado actividade de grande importância. Uma das primeiras referências à existência destas minas é feita num decreto de 6 de Fevereiro de 1855, no qual se atribuía a concessão da sua exploração a um português e dois espanhóis, os autores da descoberta.

Festas

  • Festa em honra de São Sebastião (20 de Janeiro)
  • Festa em honra a Nossa Senhora da Ascenção (último Domingo de Agosto)

Economia

As principais actividades económicas da região são: a agricultura, pecuária, construção civil e comércio.

Património

Magnífica vista para o Douro, cujo nome é Miradouro da Penha das Torres (onde o rio Douro entra em Portugal). Podemos visitar a igreja Matriz, capela do cemitério, Cruz do Pendonico, fonte da Preguiça, casa do Dízima, Penha do Mouro, vestígios romanos e moinhos de água.

Associativismo

  • Associação Cultural e Fronteiriça de Paradela
  • Grupo de danças mistas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Paradela","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.