Parambos

Parambos
Carrazeda de Ansiães



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"parambos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Parambos é uma freguesia portuguesa do concelho de Carrazeda de Ansiães, com 10,56 km² de área e 314 habitantes (2001). Densidade: 29,7 hab/km².

Parambos dista cerca de 7 quilómetros a ocidente de Carrazeda de Ansiães, situada próximo da estrada que segue para a estação do Tua.

História

Sobre o seu passado não abundam as indicações, embora se possa falar em povoamento pré romano na região. No entanto, só depois da formação da nacionalidade é que aparecem alguns dados desta povoação da margem esquerda do rio Tua.

O primeiro povoado, segundo os locais, terá sido em Santa Marinha, e só depois se mudaram para Parambos devido à abundância de formigas naquele local anterior.

Aldeia mais sportinguista de Portugal

Parambos é considerada como a aldeia mais sportinguista de Portugal, afirmando-se que 100% dos seus residentes são adeptos do Sporting Clube de Portugal.

Quando o Sporting Clube de Parambos fez 70 anos, uma comitiva do Sporting, integrando algumas velhas glórias do clube, foi recebida em festa de fervor sportinguista, com todos os da terra trajados de modo a não deixarem dúvidas de que o Sporting mora nos seus corações. O Sportinguismo é tão intenso que, lá bem no meio da povoação, um leão imponente, indica e diz a todos os que por ela passam que “Nesta aldeia quem reina é o Leão”.

Não foi a primeira vez que o Sporting distinguiu Parambos porque Jorge Gonçalves, ex-presidente do Sporting, já ali se deslocara em 1989 acompanhado de mais de meia centena de pessoas entre as quais jogadores da equipa principal do Sporting.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Parambos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.