Paranhos da Beira

Paranhos da Beira
Seia



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"paranhos-da-beira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Paranhos da Beira é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 21,01 km² de área e 1.714 habitantes (2001), situada a sudeste do Mondego a uma altitude de 465 m. Densidade: 81,6 hab/km².

Situa-se a uma altitude de 465 metros a sudeste do rio Mondego e dista cerca de 10 quilómetros da sua sede de concelho. Foi elevada a vila em 24 de Agosto de 1989, mudando a sua designação de Paranhos para Paranhos da Beira. A freguesia de Paranhos da Beira é composta pelas povoações de Carvalhal da Louça, Vale da Igreja e Chaveiral. Todas têm capelas onde anualmente se realizam festas religiosas.

História

O seu povoamento remonta à pré-história, como o comprova o conjunto de monumentos megalíticos, sepulcros rudimentares, que, no caso de Paranhos são "mamoas" na sua maioria e todos do período Calcolítico. Um desses monumentos é a Anta de Carvalhal da Louça, entretanto classificada como monumento de interesse nacional.

Anta de Carvalhal da Louça ([http://www.flickr.com/photos/coussier/2273566123/ Foto de Coussier])
Anta de Carvalhal da Louça (Foto de Coussier)

A povoação chamava-se outrora "Paranhos de Cêa", passando mais tarde para "Paranhos" e, mais recentemente, para "Paranhos da Beira". O seu povoamento data do tempo de D. Dinis. Foi um curato da apresentação do cabido da Sé de Coimbra, em termos eclesiásticos.

Foi "varrida" pelas Invasões Francesas, tendo sido roubada e pilhada, deixando os seus habitantes de mãos vazias. A principal fonte de riqueza que esta aldeia possuía, era a olaria. O povo sempre lutou para que este tipo de artesanato não desaparecesse, mas a evolução dos tempos não perdoa, e esta actividade acabou por extinguir-se.

No século XVI, a freguesia foi um concelho com justiças próprias, embora não se conheça a concessão de qualquer carta de foral, ou o ano em que foi instituído o concelho de Paranhos. Conhece-se, isso sim, o pelourinho dito do Carvalhal, situado agora na rua dos Cruzeiros, e que deve ter sido erguido no século XV.

Património

Como património cultural, Paranhos possui a Igreja Matriz, as capelas de São Marcos, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Neves e Santa Eufêmia; o Solar dos Fiqueiredos, a Casa do Visconde e a Ponte Romana. É de salientar ainda o Solar de São Julião construído nos finais do século XVII. O Solar de São Julião possui Capela cujo orago é Nossa Senhora de La Salette, tendo sido classificado de interesse público pelo IPPAR. O Pelourinho situa-se na Rua dos Cruzeiros, foi erguido no séc. XV e é um dos mais antigos de região. Foram-lhe acrescentadas duas hastes de betão armado quando foi transformado em cruzeiro.

Colectividades

Importante referir também as colectividades desta vila, como por exemplo a Associação Desportiva de Paranhos da Beira, a Associação Cultural e Recreativa de Paranhos da Beira ou o Rancho Folclórico de Paranhos da Beira.

Festas e Romarias

Paranhos

  • Santa Eufémia - 2ª-feira a seguir à Páscoa
  • Festa da Vila de Paranhos - 2 de Julho
  • Nossa Senhora do Calvário - 19 e 20 de Agosto
  • Santa Eufêmia - 15 e 16 de Setembro

Carvalhal da Louça

  • São Marcos - 25 de Abril
  • Santa Bárbara - segunda semana de Agosto

Vale de Igreja

  • Nossa Senhora da Conceição - 8 de Dezembro

Chaveiral

  • Nossa Senhora de Fátima - terceira semana de Maio

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Paranhos da Beira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.