Pedrógão Pequeno (no passado Pedrógam Pequeno) é uma freguesia e vila portuguesa do concelho da Sertã e distrito de Castelo Branco. Tem 42,75 km² de área e 916 habitantes (2001). Densidade: 21,4 h/km². Está incluída na Rede das Aldeias do Xisto.
Em Pedrógão Pequeno o xisto esconde-se sob rebocos alvos. Quando a banda filarmónica ali vem tocar, as ruas enchem-se e vem à memória a década de 50, quando chegaram à aldeia os trabalhadores que construíram a Barragem do Cabril. Descubra a vista do alto do Monte da Senhora da Confiança e a velha estrada que, sobre uma antiga ponte Filipina, nos leva ao Zêzere. Escute os recados das quatro aldeias do xisto que ele já visitou. É obrigatório provar a sopa de peixe do restaurante Rainha do Zêzere.
A barragem do Cabril, construída no rio Zêzere (que separa os concelhos da Sertã e de Pedrogão Grande) entre 1951 e 1954, é uma das maiores do país.
Localidades
- Arrochela
- Bravo
- Casal dos Bufos
- Casal Novo
- Póvoa de Alegria
- Vale da Galega
- Várzea Fundeira
- Roqueiro
- Fronteiros
- Outro Monte
- Salgueirinho
- Fundo da Lomba
- Painho
- Fontainhas
- Corte do Vale
- Portoleiros
- Vale Couro
- Porto Amioso
- Vale da Froca
Toponímia
Em terras do xisto há um Pedrógão, um afloramento de granito que deu pedra para cantarias de portas e janelas, embora o xisto seja o material de construção predominante.
História
Diz-se que Pedrógão Pequeno foi fundado pelo Cônsul Romano Aulo Curcio 150 anos antes de Cristo, que os Mouros o tomaram em 4 de Agosto de 718 e que foi resgatado por D. Afonso III em 13 de Março de 1216, mas nenhum autor cita os documentos em que se baseou.
A vila pertenceu à Ordem do Templo e, fazendo, primeiramente, do termo da Sertã foi doada à Ordem do Hospital, juntamente com esta em 1174 por D. Afonso Henriques. Em 1419 sendo ainda do termo da Sertã, mas não tardou em alcançar uma relativa autonomia, que nessa época se concedia a todas as pequenas vilas do país.
O Prior do Crato, D. Vasco de Ataíde, tendo mais em vista beneficiar um protegido do monarca que executar um acto de administração de real interesse para a sua Ordem, deu em 1448 Pedrógão Pequeno de emprazamento, com toda a jurisdição civil e criminal, rendas e foros, a Diogo da Silveira, escrivão particular e conselheiro d'El - Rei D. Afonso V, que o elevou à categoria de vila. O concelho era constituído pelas freguesias de Carvalhal e Pedrógão Pequeno. Foi suprimido em 1834.
Heráldica
Armas
Escudo de vermelho, Agnus Dei de prata, com lábaro do mesmo, carregado de uma cruz firmada de vermelho e com haste de ouro; em chefe, à dextra, uma cruz da Ordem de São João de Jerusalém, dita de Malta, de prata; campanha de burelas espigadas, de prata e azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: "Pedrógão Pequeno".
Património
Pedrógão Pequeno possui tudo o que se pode desejar, para se viver ou para se passar um aprazível tempo de lazer. A sua localização, junto as margens do Rio Zêzere, permitem uma fácil acessibilidade, rodeada de belezas naturais.
Como zonas de interesse a visitar, poderão destacar-se a Ermida de Nossa Senhora da Confiança, a Barragem do Cabril, tal como o Moinho das Freiras, a Ponte Filipina, a Igreja Matriz, entre outras.
- Pelourinho de Pedrógão Pequeno
- Igreja Matriz de Pedrogão Pequeno
- Ponte Filipina
- Barragem do Cabril
- Capela de Nossa Senhora da Confiança
- Capela de São Sebastião
- Moinho das Freiras
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Sertã - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários