Pegarinhos

Pegarinhos
Alijó



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"pegarinhos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Pegarinhos é uma freguesia portuguesa do concelho de Alijó, com 20,13 km² de área e 575 habitantes (2001). Densidade: 28,6 hab/km².

Um dos pontos altos que ocorre todos os anos na freguesia é a realização da Romaria de Nossa Senhora dos Aflitos, no último fim-de-semana de Agosto. Fazem parte da freguesia os lugares de Castorigo e Vale de Mir.

História

Actualmente, pelo espólio recolhido dos dois Castros que se situam nos lugares de Castorigo e Val de Mir, conclui-se que a presença humana na área desta Freguesia vem já da Pré-História. É viável a hipótese que a reconquista Cristã tenha contribuído para o seu povoamento, dedicando-se os seus habitantes exclusivamente à pastorícia, daí a origem do nome, que deriva da palavra latina pecus-oris, que significa rebanho. A onze quilómetros de Alijó, na margem direita do rio Tinhela, Pegarinhos é uma freguesia habitada desde a época paleolítica. Nos lugares de Igrejinha e Botelinha, foram descobertas gravuras rupestres identificadas como sendo daquele período.

Pegarinhos estava associada a Valdemir já na primeira metade do século XIII, pois D. Sancho II refere no foral dado a Alijó a 1226 a actual freguesia e o “castellum baldimiri”. A sua paróquia foi um curato anual da apresentação do prior e da Colegiada de Guimarães, tendo passado posteriormente a reitoria. Pertenceu até 1853 ao concelho de Murça e a partir daí ao de Alijó.

Entre 15 de Dezembro de 1383 e 6 de Abril de 1385, D. João "Mestre de Avis" doou Murça a Gonçalo Vasques Gomes, onde Pegarinhos estava inserido. Acontece que D. João I não chegou a confirmar esta doação, sendo D. Duarte a fazê-lo em 1393. Mais tarde, por volta de 1523 a 1530, por motivos administrativos e militares D. João III mandou cartas às comarcas para que fizessem o arrolamento de fogos existentes em cada uma cabendo a Val de Mir e a Pegarinhos 6 e 3 fogos respectivamente.

Desde o séc. XVI - XVII a evolução da população em Pegarinhos foi de 3 fogos para 90, o que demonstrou que esta povoação desde 1530 tenha aumentado na ordem dos 2.900%. No séc. XVII, mais propriamente por volta de 1853, Pegarinhos alcançou a sua independência paroquial, constituindo uma freguesia independente com os lugares de Val de Mir e Castorigo.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Pegarinhos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.