Penalva do Castelo

Penalva do Castelo
Sub-região Dão-Lafões



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"penalva-do-castelo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Penalva do Castelo é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região Dão-Lafões, com cerca de 2.000 habitantes.

É sede de um município com 135,93 km² de área e 9.019 habitantes (2001), subdividido em 13 freguesias. Situado em pleno coração da Beira Alta, o município é limitado a norte pelo município de Sátão, a nordeste por Aguiar da Beira, a leste por Fornos de Algodres, a sul por Mangualde e a oeste por Viseu.

Freguesias

História

O nome teve origem na existência de antiquíssima fortaleza (na margem esquerda do Rio Dão) de que não restam vestígios. O primitivo núcleo da vila, entre os rios Dão e Côja, terá tido assento noutro lugar, nas margens do Rio Om (actual Dão). Durante a Reconquista Cristã, as Terras de Penalva eram um ponto estratégico muito importante, e foram escolhidas para a construção do primeiro da Ordem do Santo Sepulcro em Portugal. Por isso, ficou conhecida durante algum tempo por Vila Nova de Santo Sepulcro.

As "terras de Penalva" foram habitadas desde há muito tempo, existindo muitos vestígios pré-históricos, como a Anta do Penedo de Com. Há, igualmente, vestígios que comprovam os povoamentos celta e romano. A antiga sede do concelho localizava-se em Castelo de Penalva, documentada já em 1058. Castendo, o antigo nome da vila, recebeu carta de foral de D. Sancho II em 1240 e D. Manuel I, o Venturoso, outorgou-lhe novo foral em 10 de Fevereiro de 1491.

Até 7 de Agosto de 1957, apenas o concelho ostentava o nome de Penalva do Castelo sendo atribuído à vila, o nome de Castendo. Foi nessa data que, em reunião extraordinária e segundo a acta nº 13, se adoptou oficialmente o nome de Penalva do Castelo para a vila.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Penalva do Castelo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.