Penedono

Penedono
Sub-região Douro



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"penedono","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Penedono é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região Douro, com cerca de 1.100 habitantes.

É sede de um município com 132,70 km² de área e 3.445 habitantes (2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte e noroeste pelo município de São João da Pesqueira, a leste por Vila Nova de Foz Côa e por Mêda, a sul por Trancoso e a oeste por Sernancelhe.

Erguendo-se a mais de 900 metros de altitude, o airoso e esbelto Castelo de Penedono pentagonal, classificado como Monumento Nacional, é um dos mais belos castelos do nosso país datado por volta de 900. A vila de Penedono foi berço de Álvaro Gonçalves Coutinho, o célebre Magriço, eternizado por Luís de Camões, no seu poema épico – "Os Lusíadas".

O sincelo, congelamento das gotas de água nos telhados das casas, é próprio de uma região habituada a geadas e orvalhos durante o seu clima um pouco rigoroso no Inverno. "O Sincelo" também é um grupo de cantares de Penedono com actuações em todo o país, França e Suiça.

Este é um concelho que vive da sua maior colheira anual, exportando, nomeadamente para os Estados Unidos da América, a melhor castanha de excelência nacional.

Freguesias

As freguesias de Penedono são as seguintes:

História

Património

  • Castelo de Penedono
  • Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte
  • Pelourinho de Penedono
  • Pelourinho do Souto

Desporto

O Núcleo de Andebol de Penedono (NAP) é o clube de referência do concelho. Num país preferencialmente virado para o futebol, em Penedono desde 1998 que os jovens praticam o andebol, alcançando vitórias em diversos torneios (Campeão Regional de Viseu em 1999/00, 2003/04 e 2004/05; Vice-Campeão em 1998/99, 2001/02 e 2002/03) e participações honrosas em finais de campeonatos nacionais (5º Classificado em 2004/05 com o prémio de Melhor Guarda-Redes) em escalões juvenis, iniciados e juniores. Este ano, no escalão de iniciados, marca presença pela primeira vez na 1ª Divisão do Andebol, jogando com equipas de topo como FC Porto e ABC Braga.

O Grupo Motard de Penedono destina-se à organização anual da Concentração Motard onde apaixonados pelas duas rodas se reunem para um convívio onde não podem faltar os já tradicionais bike shows e strips, acompanhados com carne assada e bebidas. São cerca de 3 centenas os motards que se juntam no último fim de semana de Julho de cada ano, no local próprio destinado ao evento, em Penedono.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Penedono","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.