Peniche

Peniche
Sub-região Oeste



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"peniche","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Peniche é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região Oeste, com cerca de 15.600 habitantes.

É sede de um município com o mesmo nome que tem 77,41 km² de área e 27.315 habitantes. O município é limitado a leste pelo município de Óbidos, a sul pela Lourinhã e limitado a Oeste e a Norte pelo oceano Atlântico.

Freguesias

Caracterização

Peniche assenta sobre tombolo (pequeníssima península) com cerca de 10 km de perímetro, constituindo o seu extremo ocidental o Cabo Carvoeiro. A costa é formada por imponentes rochedos e por magníficas praias de banhos, de grande extensão, debruçando-se sobre o oceano num desfilar constante de aspectos surpreendentes a maravilharem os olhos dos visitantes.

Fronteiro a Peniche, à vista sobre o Atlântico, para o lado ocidental, fica o Arquipélago das Berlengas, cujo território pertence à freguesia de São Pedro.

História

O concelho de Peniche possui uma longa e rica História, tendo sido sucessivamente ocupado por populações que, ontem como hoje, fizeram da pesca e da agricultura as suas principais actividades económicas.

A sua especificidade geo-morfológica, oscilando entre uma realidade insular/peninsular, parece ter moldado e condicionado de um ponto de vista sócio-económico e cultural, as populações que ao longo dos tempos ocuparam este território, permitindo simultaneamente que o concelho de Peniche fosse palco de importantes acontecimentos históricos de índole nacional e internacional.

Arqueologia

O concelho de Peniche e faixa marítima adjacente tem sido palco, particularmente na última década, de inúmeros projectos de investigação no campo da Arqueologia, trabalhos através dos quais se tem lentamente reconstituído a longa História deste território e das suas gentes.

A Arqueologia dá-nos hoje a conhecer o retrato de um território que à época romana assumia uma posição de charneira no contexto de uma navegação comercial inter-regional, acolhendo nos seus fundeadouros e eventuais estruturas portuárias, embarcações, algumas de grande tonelagem (como parece estar comprovado pela descoberta na Berlenga de dois cepos de âncora em chumbo com cerca de 2,55 e 2,63 m. e 423 e 422 Kg. respectivamente), transportando ânforas envasando produtos como o vinho andaluz, ou as conservas de peixe lusitanas.

A integração deste território nesta rede comercial de longo alcance terá favorecido seguramente a implantação de uma unidade fabril produtora de preparados piscícolas, apoiada por um precoce complexo oleiro situado no Morraçal da Ajuda, produtor essencialmente de ânforas destinadas ao transporte da sua produção conserveira, realidade que perpetua a memória de uma actividade piscatória e industrial que ainda hoje cerca de dois milénio depois continua a pautar a vivência económica e social da gentes de Peniche.

Geografia

Peniche tem vários quilómetros de costa marítima onde se podem encontrar uma grande variedade de praias de finas areias e águas límpidas que chegam a ter extensões de vários quilómetros. A cidade encontra-se edificada numa península que tem como ponto mais ocidental o Cabo Carvoeiro.

É neste concelho que podemos encontrar o arquipélago das Berlengas, situado a cerca de 11 milhas a Oeste do Cabo Carvoeiro.

Este arquipélago é hoje uma reserva natural onde se encontram espécies raras de aves, peixes e flora.

Economia

Durante muitos anos, a principal actividade económica deste concelho foi a pesca, sendo o Porto de Peniche um dos principais portos de pesca portugueses. O porto de pesca encontra-se situado na costa sul da península de Peniche.

Encontra-se em estudo a probabilidade de haver fontes de energia não renovável nas águas ao largo de Peniche, podendo se dar a exploração de Petróleo dentro de poucos anos.

Património

  • Praça-forte de Peniche - No lado sul, junto ao mar, fica a fortaleza do século XVI, usada como prisão durante o regime de Salazar. Ficou famosa pela fuga do líder comunista Álvaro Cunhal.
  • Muralha de Peniche - A cidade de Peniche está em parte rodeada de muralhas do século XVI.
  • Igreja de São Pedro
  • Igreja da Misericórdia de Peniche
  • Capela de Nossa Senhora dos Remédios
  • Gruta da Furninha
  • Igreja de São Leonardo, em Atouguia da Baleia
  • Fonte gótica de Atouguia da Baleia
  • Pelourinho de Atouguia da Baleia
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • Farol do Cabo Carvoeiro
  • Cabo Carvoeiro

Etnografia

Neste território estremenho, a Natureza parece ter moldado uma vivência marcada pela dicotomia entre uma realidade marítima e piscatória, associada à exploração, transformação e comercialização dos recursos marinhos, predominante na península de Peniche, e um mundo eminentemente agrícola, do interior do concelho, onde o amanho da terra instituiu usos e costumes.

Na etnografia penicheira pontificam as tradições, os usos, e os costumes, associados à faina da pesca, e indústrias adjacentes, ao cultivo dos campos ou ao rendilhar dos bilros. A memória de trágicos naufrágios, a arreigada religiosidade popular ou a farta gastronomia constituem, igualmente, importantes traços de um Povo que projecta nas gerações vindouras a herança de um longo passado colectivo.

Percorrer o concelho de Peniche é pois embarcar numa deleitosa viagem pela História, tradições e costumes de um Povo indelevelmente moldado pela incontornável omnipresença do mar e pela graciosa fertilidade de verdejantes planícies agrícolas.

Artesanato

A nível de artesanato, Peniche é rico não só pelas famosas rendas de bilros, mas também por outro tipo de artesanato que, não tendo um peso tão relevante, já é importante a nível de divulgação turística do artesanato de Peniche.

Os artesãos das rendas de bilros, assim como os das outras artes, encontram-se enquadrados e representados em quatro associações: a Escola de Rendas de Bilros, a Associação Peniche - Rendibilros, a Associação dos Artesãos de Santa Maria e a ALA – Associação Local de Artes.

Gastronomia

  • Caldeirada de Peniche
  • Amigos de Peniche
  • Sequinho de Peixe
  • Lagosta Suada à moda de Peniche
  • Sardinha assada
  • Pastéis de Peniche

Desporto

Peniche é conhecida internacionalmente pelas condições excepcionais que possui para a prática de desportos náuticos tais como Surf, Bodyboard, entre outros desportos de ondas.

O seu expoente máximo natural é a praia dos Supertubos (médão grande), palco de inúmeros eventos internacionais relacionados com estas modalidades e autêntico ex-libris para surfistas de todo o mundo, ao lado das melhores ondas mundiais.

As suas condições geográficas, únicas a nível nacional enquanto península, favorecem as ondas perfeitas independentemente da direcção das ondulações e ventos, pelo que as praias do concelho são todas elas um paraíso para os amantes destas modalidades.

Peniche tem, entre outras equipas e colectividades dedicadas à prática desportiva, uma equipa de futebol, o Grupo Desportivo de Peniche, cujo o estádio é o Estádio do Grupo Desportivo de Peniche.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Peniche","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.