Pessegueiro

Pessegueiro
Pampilhosa da Serra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"pessegueiro","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Pessegueiro é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 31,91 km² de área e 218 habitantes (2001). Densidade: 6,8 hab/km². Esta freguesia está situada no extremo oeste do concelho, distando cerca de doze quilómetros da sede. Compreende os lugares de Braçal, Carvoeiro, Coelhal, Casal da Silva, Farropo, Malhadas da Serra, Pessegueiro, Ramalheira, Sobral Bendito e Telhada (algumas casas).

Situada num profundo vale numa das encostas da Serra da Lousã, no concelho de Pampilhosa da Serra no distrito de Coimbra, a aldeia de Pessegueiro é rica em história e tradições rurais. É ainda um local aprazível para bons momentos de tranquilidade. O seu parque fluvial, recanto de beleza ímpar, pode proporcionar aos visitantes momentos únicos nas Serras da Pampilhosa.

História

A primeira referência escrita a Pessegueiro é a Carta de Fora da Herdade de Alvares datada de 1281. As confrontações da referida Herdade referem que a mesma, parte pelo oriente com o Souto de Santa Maria, pela comeeira entre Carvalho e Pessegueiro. Este nome ao ser referenciado nas confrontações de uma propriedade particular indicia, claramente, o povoamento do lugar no séc.XIII.

Conhecem-se registos de baptismo, casamento e óbito da actual sede de freguesia bem como dos lugares que a integram desde meados do século XVI. Em 1724, o lugar de Pessegueiro de Baixo foi elevado à categoria de sede de freguesia, integrando os lugares acima citados. No livro de assentos de baptismo de 1724, pode ler-se na primeira página:

“Este livro hade servir para nelle se lançarem os assentos de baptizados da freguezia novamente erecta de São Simão do Pessegueiro de Baixo e pª constar fys este termo, e o assinei. Em vizitação de 14 de Junho de 1724. Antonio Luis Delgado”.

O cura João Fernandes que elaborou o relatório referente à freguesia de Pessegueiro, em 27 de Maio de 1758, revela que a esta compreendia os lugares já citados, que era termo da vila da Pampilhosa, pertencia à província da Beira, à comarca de Tomar e ao bispado da Guarda. Tinha juiz da vintana, embora estivesse sujeita à justiça de Pampilhosa. O senhorio da freguesia era o Conde de Castelo Melhor. Não tinha privilégios, embora lhe tivessem sido prometidos. Tinha 72 vizinhos, num total 286 pessoas assim distribuídas: Malhadas da Serra, 11 vizinhos; Baraçal, 4; Carvoeiro, 12; Coelhal, 7; Pessegueiro de Baixo, 15 e Pessegueiro de Cima, 15 vizinhos. Os frutos que tinha em maior abundância eram a castanha e o azeite.

A paróquia de Pessegueiro é de invocação de São Simão, pertenceu ao bispado da Guarda até 4 de Setembro de 1882, altura em que foi transferida para o de Coimbra. O cura era apresentado pelo prior de Pampilhosa e tinha 25 mil réis de renda por ano.

A igreja matriz de Pessegueiro tinha a actual localização, no lugar de Pessegueiro de Baixo e terá sido construída a partir da capela já existente. Na verdade, há referência à Capela de São Simão do lugar de Pessegueiro datada de 1722, dois anos antes da elevação daquele lugar a paróquia. Na pia da água benta da porta transversa, lê-se a data de 1724 (data em que o lugar foi elevado a freguesia).
Para além da igreja paroquial já existiam em 1758 três ermidas: em Malhadas da Serra, de invocação ao Divino Espírito Santo, no Carvoeiro, de invocação do Senhor do Bom Fim e no Coelhal, de invocação de Nossa Senhora das Neves.

Património

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Pessegueiro","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.