Poço do Canto é uma freguesia portuguesa do concelho de Mêda, com 16,22 km² de área e 591 habitantes (2001). Densidade: 36,4 hab/km².
A freguesia do Poço do Canto dista cinco quilómetros de Mêda e integra o concelho desde 6 de Novembro de 1836, depois de ter feito parte do de Ranhados, extinto pela Revolução Setembrista em favor do concelho da Mêda. Nas proximidades do Poço do Canto está situado o monte de Santa Colomba, de onde se avista um panorama verdadeiramente soberbo.
Localidades
A esta freguesia pertencem os lugares limítrofes de:
Economia
Nesta região há muitos terrenos com cultivo de vinhas, quer para produção de vinho do Porto, quer para vinhos correntes tintos e brancos. A produção de azeite, milho, trigo e batata complementa a principal produção agrícola.
Nesta freguesia produz-se um vinho de consumo (tipo palhete, muito aromático, gasoso e bem apaladado, muito procurado e apreciado), assim como azeite de qualidade, que constituem a riqueza e fonte de receita dos seus habitantes. Aí existe ainda um pequena indústria ligada à moagem de cereais.
Os antigos castanheiros, que em tempos remotos cobriam as suas terras de soutos, foram sendo substituídos pelos vinhedos, daqui saindo anualmente uma significativa produção de vinho.
Património
- Solar dos Cancelos ou Quinta da Areeira
- Igreja do Poço do Canto
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Mêda - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários