Ponte de Boutaca

Ponte de Boutaca
Batalha

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ponte-de-boutaca","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"batalha-freguesia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Ponte de Boutaca, na freguesia e concelho da Batalha, é um viaduto construído na segunda metade do século XIX em estilo revivalista e traço neo-gótico. Localiza-se sobre a ribeira da Calvaria, a oeste da vila da Batalha. Foi classificada como imóvel de interesse público e está incluída na zona especial de protecção do Mosteiro da Batalha.

Boitaca ou Boutaca, que na realidade era Boytac, foi um dos maiores mestres do século XV e XVI responsável pelas obras do Mosteiro de Santa Maria da Vitória e que possuiu naquele local uma propriedade.

História

A construção do viaduto teve início na segunda metade do século XIX, em 1862, durante o reinado de D. Luís, como informa uma placa identificativa existente no local. A versão actual, em estilo neogótico, constitui um dos monumentos mais importantes da arquitectura revivalista manuelina. Existem no entanto dados que apontam para uma primeira construção nos séculos XV e XVI, da autoria do mestre Boytac, responsável por algumas obras do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

É a única ponte do país que ainda mantém as casas de portageiro, frequentes no passado para a cobrança da passagem. A edificação da ponte original está ligada à construção do mosteiro, tudo indicando que o respectivo projecto e direcção das obras seriam da responsabilidade dos mesmos arquitectos.

O tapete da ponte centenária – monumento nacional desde 1982 –, que antigamente integrou o traçado Estrada Real de D. Maria I e mais tarde da Estrada Nacional nº 1, tem uma via em cada sentido de trânsito e a circulação está limitada a veículos com menos de 19 toneladas.

Esta ponte foi recuperada recentemente no âmbito de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Batalha e o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). Renasceu como espaço cultural ficando a edilidade a assumir as actividades de gestão corrente e de dinamização cultural, o que implicou a criação de um centro cultural de história e artesanato. Cada casa de portageiro tem uma vocação específica, direccionada para os diferentes escalões etários, mas com interligação entre todos os espaços. Haverá um espaço usado para a exposição de trabalhos infantis, outra terá artesãos, artistas e formadores afectos à Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha. Está ainda contemplada a instalação de um mini-museu de carácter informativo e de um espaço juvenil para a prática de desenho, pintura, escultura e fotografia.

Com estas obras, pretendeu-se inserir a visita à Ponte de Boutaca no percurso turístico entre o Mosteiro de Santa Maria da Vitória e o Campo Militar de São Jorge, pois foi neste local que as tropas portuguesas que venceram a Batalha de Aljubarrota montaram a primeira posição.

Características

A ponte de Boutaca está assente em seis arcos quebrados, intercalados por contrafortes com vários esbarros. A armadura é em cantaria de pedra com grilhagem em quadrifólios, rematada a espaços por pináculos no topo dos contrafortes. Os pavilhões que se encontram à entrada e à saída da ponte têm uma planta rectangular rematada por grilhagem de flor-do-lis em cantaria, com pináculos nos vértices. Um dos pavilhões serviu antigamente de casa a um guarda e outro de arrecadação de ferramentas.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ponte de Boutaca","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Batalha, 91 batalha ponte ponte-de-boutaca, -Ponte de Boutaca","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.