Ponte de Ervedal

Ponte de Ervedal
Ervedal

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ponte-de-ervedal","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ervedal-avis","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A ponte de Ervedal é uma ponte pênsil situada junto à aldeia com o mesmo nome, e estende-se sobre um dos braços da albufeira do Maranhão.

Tem cerca de 140 metros de comprimento e não atinge os 3 metros de largura. Devido ao seu elegante formato de ponte pênsil com duas torres, faz lembrar a Ponte 25 de Abril, em versão reduzida.

Com projecto de autoria do Prof. Eng. Edgar Cardoso, elaborado em 1957 tendo a obra sido concluída no início da Década de 60. A ponte original tinha o tabuleiro em madeira de pinho. Tendo sido projectada para uma vida útil de 10 anos. A ponte ficou interdita em 1985 devido a um incêndio que queimou parte do pavimento, estando 10 anos só a funcionar como passagem de peões e gado.

Foi reparada em 1998 com uma estrutura metálica. Em 1996 o Município de Avis convidou o gabinete do Prof. Edgar Cardoso a projectar as alterações à estrutura, tendo sido reforçada e aumentada substancialmente a sua capacidade. Actualmente, a ponte encontra-se em bom estado de conservação e permite a circulação de veículos ligeiros e pesados, embora apenas num sentido de cada vez, pois o tabuleiro é bastante estreito.

Curiosidades

Diz as gentes da região por graça, que se trata de uma maquete da 25 de Abril e tendo servido para ensaio, dadas as semelhanças.

Conta-se ainda que a ponte ficou danificada em virtude de uma discussão entre dois pastores por causa da passagem do gado. Tal nunca ficou provado nem se sabe quem foram os pastores.

Num dos pilares principais existe um ninho de cegonha-branca, que tem sido utilizado nos anos mais recentes.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ponte de Ervedal","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ervedal, avis ervedal ponte, -Ponte de Ervedal","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.