Ponte de Sor

Ponte de Sor
Sub-região Alto Alentejo



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ponte-de-sor","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Ponte de Sor é uma cidade portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região Alto Alentejo, com cerca de 11.000 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo (a população de Ponte de Sor divide-se entre os que se consideram Ribatejanos e os que se consideram Alentejanos).

É sede de um município com 839,23 km² de área e 18.140 habitantes (2001), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelos municípios de Gavião e Crato, a leste por Alter do Chão, a sueste por Avis, a sul por Mora, a sudoeste por Coruche e a noroeste por Chamusca e Abrantes.

Ponte de Sor é uma cidade rica em gastronomia, tendo alguns dos melhores restaurantes da região. Apenas com um monumento histórico, a sua ponte romana sobre o rio Sor que dá o nome à terra.

Em 2001 Ponte de Sor foi reconhecida pelo conselho europeu como a cidade mais endividada da Europa.

Freguesias

As freguesias de Ponte de Sor são as seguintes:

História

No concelho de Ponte de Sor existem numerosos vestígios que comprovam a presença humana nesta região desde a Pré-História, merecendo especial destaque o "Núcleo Megalítico de Montargil" e várias antas. Os ecos da romanização também se fizeram sentir na região. A prová-los estão a Necrópole de Santo André, os marcos milenários da antiga via Lisboa/Mérida e muitos outros testemunhos epigráficos e monetários.

A quase ausência de manifestações artísticas do período medieval poderá explicar-se pela instabilidade a que estaria sujeita esta zona durante as lutas da Reconquista. Contudo, junto ao rio, podem-se ver os restos da cerca amuralhada do século XV, já alterada, mandada construir por D. Duarte, em 1438.

Dos séculos XVII e XVIII, são frequentes as pequenas igrejas e capelas rurais barrocas, obedecendo a um modelo simples e humilde, encontrando-se os melhores exemplares em Montargil e Galveias, sendo o expoente máximo o conjunto da Misericórdia de Galveias com Igreja e Consistório, encontrando-se classificada como Imóvel de Interesse Público, desde 1977.

Dos finais do século XVIII, destaca-se a "Fonte da Vila", mandada construir por D. João V. Um bom exemplar dos trabalhos de ferro forjado da região é a janela exterior da Igreja Matriz de Montargil do século XVII.

A cidade de Ponte de Sor é, actualmente, sede de um dos concelhos do distrito de Portalegre. Situa-se na margem direita do rio Sor e encontra-se implantada num importante nó estratégico, no cruzamento rodoviário entre Lisboa, Beiras e Alentejo.

Pensa-se que na origem de Ponte Sor estiveram motivos viais e comerciais, pois estava integrada na terceira via militar que ligava Lisboa a Mérida. Deste modo, o seu nome deve ter-se fixado na época romana, devido à construção de uma ponte sobre o rio Sor. Durante a Reconquista Cristã a região de Ponte de Sor terá sofrido a instabilidade própria de uma zona de indefinição de fronteiras militares e políticas. Inicialmente, património dos Templários e mais tarde reconquistada definitivamente pela Ordem de São Bento de Avis.

O primeiro Foral foi outorgado pela Sé de Évora, em 1161, no reinado de D. Sancho I, sendo mais tarde confirmado por D. Manuel em 1514. Desaparecida a ponte romana, D. João VI mandou construir, em 1822, a actual ponte. Contudo, em 2003 sofreu reestruturações, devido ao tráfego.

Ponte de Sor foi elevada à categoria de cidade a 8 de Julho de 1985 e é, actualmente, uma referência para a indústria corticeira mundial. Contudo, o seu tecido industrial não se limita à indústria corticeira, pois integra outras empresas ligadas ao ramo automóvel, aeronáutico, transformação de produtos agrícolas, construção civil, etc… O que demonstra que no concelho de Ponte de Sor, a tradição e o desenvolvimento convivem em perfeita harmonia.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ponte de Sor","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.