Ao património artístico de Sever do Vouga, na freguesia de Pessegueiro do Vouga, pertence aquela que é considerada o ex libris do concelho, a Ponte do Poço de Santiago. É uma verdadeira obra monumental, toda ela construída em alvenaria e com 28,5 metros de altura, constituindo um símbolo de identidade de toda a região.
[[=image 10.jpg width="350 px" alt="Ponte do Poço de Santiago - foto da autoria de Vítor Oliveira (Portuguese_eyes)" link="http://terrasdeportugal.wikidot.com/ponte-do-poco-de-santiago"]] |
Ponte do Poço de Santiago - foto da autoria de Vítor Oliveira (Portuguese_eyes) |
Características
É uma das pontes mais interessantes e singulares de Portugal. Elegantíssima obra de engenharia inaugurada em 1913, tem uma altura de cerca de 28 metros. É composta por vários arcos de geometria complexa e invulgar: o arco maior abraça o leito do Rio Vouga, enquanto que os restantes arcos são mais pequenos e alguns deles assentam directamente no arco principal. Vários estudiosos defendem ser esta a mais alta ponte do país construída em pedra. Com 165 metros de comprimento, é constituída no seu todo por 12 arcos de tamanhos vários. O maior, de forma parabólica, abraça firmemente as margens do rio Vouga, tendo de altura 27 metros e de vão (comprimento da base) 53 metros. O fecho deste arco, o central, apresenta apenas 90 cm de espessura. Os restantes 11 arcos partilham da base do arco maior, havendo uma duplicidade de soluções geométricas e de engenharia verdadeiramente arrojadas.
A ponte insere-se num recanto natural verdadeiramente paradisíaco de verdes matizantes das montanhas que desaguam languidamente nas águas do rio Vouga, donde sobressai pela sua imponência, majestosa e sóbria, transmitindo uma imagem ímpar de beleza natural e artística.
A construção da Ponte do Poço de Santiago remonta ao ano de 1913, tendo sido necessários 3 a 4 anos para a sua conclusão e teve como orientador no terreno o engenheiro francês F. Mercier.
Vouguinha
Para além das suas particularidades estruturais, esta ponte tem também um importante significado histórico. Por ela passava o "Vouguinha", carinhoso nome dado ao comboio a vapor que circulava na Linha do Vale do Vouga. Esta linha férrea de bitola reduzida fazia a ligação entre Aveiro e Viseu, passando por Sernada do Vouga, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul. Em 1972, os tradicionais comboios de máquina foram substituídos por automotoras e em 1990 a linha foi encerrada, tornando Viseu na primeira capital de distrito portuguesa a deixar de ser servida por caminho-de-ferro.
Hoje, a Ponte do Poço de Santiago continua de pé, no sítio onde sempre esteve, mas os carris foram arrancados e por isso parece pouco provável que alguma vez se volte a ver passar o "Vouguinha".
Pela sua elegância, pelas suas dimensões, pelo enquadramento paisagístico e pelos pormenores arquitectónicos, é uma ponte para ser observada demoradamente e um dos melhores locais para o fazer é na esplanada que fica junto à estrada.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários