Ponte do Poço de Santiago

Ponte do Poço de Santiago
Pessegueiro do Vouga

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ponte-do-poco-de-santiago","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"pessegueiro-do-vouga","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Ao património artístico de Sever do Vouga, na freguesia de Pessegueiro do Vouga, pertence aquela que é considerada o ex libris do concelho, a Ponte do Poço de Santiago. É uma verdadeira obra monumental, toda ela construída em alvenaria e com 28,5 metros de altura, constituindo um símbolo de identidade de toda a região.

[[=image 10.jpg width="350 px" alt="Ponte do Poço de Santiago - foto da autoria de Vítor Oliveira (Portuguese_eyes)" link="http://terrasdeportugal.wikidot.com/ponte-do-poco-de-santiago"]]
Ponte do Poço de Santiago - foto da autoria de Vítor Oliveira (Portuguese_eyes)

Características

É uma das pontes mais interessantes e singulares de Portugal. Elegantíssima obra de engenharia inaugurada em 1913, tem uma altura de cerca de 28 metros. É composta por vários arcos de geometria complexa e invulgar: o arco maior abraça o leito do Rio Vouga, enquanto que os restantes arcos são mais pequenos e alguns deles assentam directamente no arco principal. Vários estudiosos defendem ser esta a mais alta ponte do país construída em pedra. Com 165 metros de comprimento, é constituída no seu todo por 12 arcos de tamanhos vários. O maior, de forma parabólica, abraça firmemente as margens do rio Vouga, tendo de altura 27 metros e de vão (comprimento da base) 53 metros. O fecho deste arco, o central, apresenta apenas 90 cm de espessura. Os restantes 11 arcos partilham da base do arco maior, havendo uma duplicidade de soluções geométricas e de engenharia verdadeiramente arrojadas.

A ponte insere-se num recanto natural verdadeiramente paradisíaco de verdes matizantes das montanhas que desaguam languidamente nas águas do rio Vouga, donde sobressai pela sua imponência, majestosa e sóbria, transmitindo uma imagem ímpar de beleza natural e artística.

A construção da Ponte do Poço de Santiago remonta ao ano de 1913, tendo sido necessários 3 a 4 anos para a sua conclusão e teve como orientador no terreno o engenheiro francês F. Mercier.

Vouguinha

Para além das suas particularidades estruturais, esta ponte tem também um importante significado histórico. Por ela passava o "Vouguinha", carinhoso nome dado ao comboio a vapor que circulava na Linha do Vale do Vouga. Esta linha férrea de bitola reduzida fazia a ligação entre Aveiro e Viseu, passando por Sernada do Vouga, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul. Em 1972, os tradicionais comboios de máquina foram substituídos por automotoras e em 1990 a linha foi encerrada, tornando Viseu na primeira capital de distrito portuguesa a deixar de ser servida por caminho-de-ferro.

Hoje, a Ponte do Poço de Santiago continua de pé, no sítio onde sempre esteve, mas os carris foram arrancados e por isso parece pouco provável que alguma vez se volte a ver passar o "Vouguinha".

Pela sua elegância, pelas suas dimensões, pelo enquadramento paisagístico e pelos pormenores arquitectónicos, é uma ponte para ser observada demoradamente e um dos melhores locais para o fazer é na esplanada que fica junto à estrada.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ponte do Po\u00e7o de Santiago","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Pessegueiro do Vouga, 10 caminho-de-ferro pessegueiro-do-vouga ponte ponte-do-po\u00e7o-de-santiago rio-vouga sever-do-vouga vouguinha, -Ponte do Po\u00e7o de Santiago","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.