Ponte do Rol

Ponte do Rol
Torres Vedras



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ponte-do-rol","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Ponte do Rol é uma freguesia portuguesa do concelho de Torres Vedras, com 9,77 km² de área e 2.081 habitantes (2001). Densidade: 213,0 hab/km². A povoação encontra-se a cerca de 4 km da sede do concelho. Situa-se na margem direita do Rio Sizandro, e é composta pelos lugares de Ponte do Rol, Bemposta, Benfica, Gondruzeira, Calvo, Gibraltar, Soito e diversos casais.

Topónimo

O nome de Ponte do Rol, deve a sua origem à passagem de um dos nossos reis por aquele lugar, ao qual pedindo-lhe o povo que lhes mandasse fazer uma ponte sobre o rio Sizandro, ele prometeu-lhes que sim, tornando o povo na despedida a lembrar-lho, ao que ele respondeu "vai na ponta do rol".

História

Sobre o passado da freguesia, os factos tendem a apoiar-se em factores de ordem geográfica. Ao que parece, houve tempos em que o mar ganhava mais espaço à terra. Bem perto da zona marítima, naquela que era então a foz do rio Sizandro, os romanos fizeram crescer uma vila de certa importância económica a que chamaram de Gibraltar.

Com a chegada dos romanos à Península Ibérica ao século III a.C, os novos lusitanos, foram obrigados a abandonar os seus castros, no alto dos montes, e a descer para os vales fluviais, mais férteis e produtivos. A romanização fez-se sentir primeiro na instalação de novos povoamentos, mas também na técnica de construção das habitações, na construção de estradas e de pontes, e a nível económico e financeiro, a alteração profunda do regime fiscal e a introdução de novas técnicos agrícolas.

A fundação da freguesia terá ocorrido em 1530, exactamente no mesmo ano em que foi concluída a igreja paroquial, dedicada a Nossa Srenhora da Conceição. Para além da igreja paroquial, existe um cruzeiro, quatro fontanários, várias casas antigas, nove poços, duas pontes e dois moinhos, um dos quais ainda em actividade, na Gondruzeira. A Quinta da Palha, brasonada e com capela, é o mais importante bem arquitectónico de Ponte do Rol. A igreja paroquial terá sido construída no século XVI.

A nível económico a freguesia de Ponte do Rol, foi uma das que sofreu um maior desenvolvimento, dentro do concelho.

Festas e Romarias

  • Senhor Jesus dos Aflitos (Maio)
  • Sagrado Coração de Jesus (Outubro)
  • Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro)

Orago

  • Nossa Senhora da Conceição

Actividades económicas

  • Agricultura, indústria de lacticínios e panificação, comércio e indústria

Património cultural e edificado

  • Igreja Matriz, cruzeiro, moinhos, paço antigo e casas senhoriais

Gastronomia

  • Bolo de ferradura, broas dos Santos, sarrabulho e carne à avó

Artesanato

  • Pintura de louça, fabrico de vassouras e latoaria

Colectividades

Personalidades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ponte do Rol","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.