A Ponte Romana de Vila Formosa é um monumento nacional na freguesia de Seda, concelho de Alter do Chão. Está incluída na rota das Pontes Históricas do Alentejo.
Permite ainda hoje a travessia do rio Seda pela EN 245, na fronteira dos municípios de Alter do Chão e do Crato, distrito de Portalegre, e encontra-se classificada como Monumento Nacional, Decreto de 16-6-1910.
Cronologicamente, esta obra situa-se entre os séculos I e II d. C., e a sua planificação revela grande qualidade, quer em termos de solução de engenharia, quer ainda pela sua beleza artística. Com efeito, a sólida ponte está construída em robusta cantaria aparelhada e almofadada, revelando um simétrico equilíbrio e uma indesmentível beleza entre as suas várias partes. Estruturalmente, ela é composta por seis arcos de volta perfeita com 33 aduelas - todos iguais entre si e registando um diâmetro por arco de 8,95 metros -, alternando com cinco olhais porticados. O comprimento total do seu tabuleiro alcança cerca de 117 metros, atingindo a sua altura máxima 8,40 metros, medida entre as guardas de pedra e a superfície do leito da ribeira.
Esta ponte romana ainda hoje é fundamental na circulação viária regional.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
Caríssimos,
A Ponte Romana de Vila Formosa, está implantada no curso da Ribeira de Seda (e não Rio Seda, como descrito no vosso texto).
Cumprimentos,
JB
A Estrada Nacional 369, foi desviada para salvaguardar a integridade da Ponte de Vila Formosa, que actualmente deixou de ser transitável a veículos automóveis.
Neste desvio foi construído uma nova ponte sobre a Ribeira de Seda, inaugurada em Julho de 2012 e, quanto a mim, demasiado próxima da Ponte Romana, desvirtuando a relação deste Monumento Nacional com a envolvente. As Leis referentes às Zonas de Protecção Especial a Monumentos deveriam ter em causa outros factores para além do mero raio de 50 metros de protecção.
Desculpem o desabafo,
JB