Porto de Ovelha é uma freguesia portuguesa do concelho de Almeida, com 14,29 km² de área e 83 habitantes (2001). Densidade: 5,8 hab/km².
Porto de Ovelha é uma antiga povoação do concelho de Almeida, cidade a cerca de 25 km. Fica situada na encosta da margem esquerda do Rio Côa, tendo como aldeias vizinhas: Malhada Sorda, Miuzela, Monteperobolso, Arrifana, Badamalos e Jardo, todas elas a uma distância aproximada de 5 km.
Localidades
O Jardo é uma pequena freguesia anexa de Porto de Ovelha. É uma pequena aldeia muito pitoresca com um número reduzido de habitantes. Ainda que muito isolada existe um aglomerado habitacional cuidado com ruas calcetadas e recentemente viu melhorada as suas acessibilidades. Fica na encruzilhada entre o rio Côa e o Noemi.
História
É difícil definir o aparecimento desta povoação, dado não haver provas documentais. Poder-se-á admitir que este povoado surge em finais do século XIII, em consequência do povoamento da região das Beiras, findas as lutas com a Espanha, com o Tratado de Alcanizes, em 1297.
Através de estudos arqueológicos conseguem constatar-se alguns factos, como é o caso do lugar da famosa "Cova da Moura", onde foram encontradas sepulturas antropomórficas, objectos de cerâmica, pias cavadas na rocha e moedas, que nos dão conta da ocupação romana deste território. Existem outros achados que indicam a passagem dos povos árabes por esta zona.
No ano de 1320, a igreja de Porto de Ovelha já aparece citada em documentos. No entanto, só no reinado de D. Maria I, no final do século XVIII, foram construídos melhoramentos de interesse comunitário. O seu nome primitivo foi "Quinta do Reguengo", o que mostra, portanto, que fora reguengo da coroa. No Cadastro da População do Reino de Portugal, elaborado em 1527, a povoação encontra-se citada com o nome "Porto de Ovelha", mas em 1836, já aparece em documentos com a ortografia Porto d'Ovelha.
Festas e Romarias
- Festa do Santíssimo Sacramento (primeiro domingo de Junho)
- Festa de Santo Amaro (Agosto - Jardo)
Gastronomia
- Enchidos
- Vinho
- Jeropiga
Património
- Fonte de Mergulho – Urbano / século XVIII (1796)
- Igreja Matriz – Urbano / XVIII
- Capela de Santo Amaro no lugar do Jardo – Urbano / XIX (Conjectural)
- Capela de Santo Marinha – Periurbano / século XVIII
- Forno Comunitário de Porto Ovelha – Urbano / séc. XVIII (1796)
- Forno Comunitário do Jardo - Urbano / século XVIII / XIX (conjectural)
- Sepultura Antropomórfica no sítio do Penedo da Saudade – Periurbano / Medieval (Conjectural)
- Pontão sobre o Rio Côa – Rural / século XIX (Conjectural)
- Freixo Centenário no Largo da Igreja – Urbano
- Miradouro do Penedo da Saudade – Periurbano
- Parque de Merendas no Rio Côa - Rural
- Penedo da Saudade
Personalidades
Fernando José Pinto Monteiro, nasceu em Porto de Ovelha em 1942. É o actual Procurador-geral da República Portuguesa, após ser proposto pelo Governo e aceite pelo Presidente da República.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Almeida - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários