Porto Martins

Porto Martins
Praia da Vitória



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"porto-martins","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Porto Martins é uma freguesia rural do concelho da Praia da Vitória, Região Autónoma dos Açores. Localiza-se a uma latitude 38.6833 (38°41') Norte e a uma longitude 27.0667 (27°4') Oeste, estando a uma altitude de 1 metro.

Foi desmembrada da vizinha freguesia do Cabo da Praia em 9 de Maio de 2001 por força do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2001/A, de 26 de Junho do Parlamento açoriano, data em que foi elevada a freguesia.

A sua paisagem é bastante invulgar e variada, caracteriza-se por estar coberta de vinhas estendidas por cima das pedras, e também por possuir bastantes pomares entre os quais se destacam os únicos na ilha Terceira onde se cultiva a oliveira.

História

Esta freguesia deve muito à filantropia de José Coelho Pamplona, 1º Visconde de Porto Martim, natural da freguesia, que doou os fundos necessários para a construção da igreja, ampliando a antiga ermida de Santa Margarida, da escola primária e do primitivo sistema de chafarizes que abastecia a povoação. O Visconde do Porto Martins foi uma das figuras mais ilustres da comunidade portuguesa de São Paulo, Brasil.

Património

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Porto Martins","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.