Portugal dos Pequenitos

Portugal dos Pequenitos
Santa Clara

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"portugal-dos-pequenitos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santa-clara","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Portugal dos Pequenitos (e não Portugal do Pequeninos) é um parque temático situado no Largo do Rossio de Santa Clara, na freguesia de Santa Clara, concelho de Coimbra.

O Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança. Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto , que tem como patrono este ilustre Professor.

Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações. Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.

História

Foi especificamente concebido e construído como um espaço lúdico-pedagógico para mostrar às crianças aspectos da arquitectura e da história do Império Português. Iniciado nos finais da década de 1930 e princípios da década de 1940, a concepção e arquitectura do parque estão fortemente imbuídas do espírito nacionalista do tempo. O parque foi inaugurado a 8 de Junho de 1940. Projectado pelo arquitecto Cassiano Branco e construído por iniciativa do Professor Bissaia Barreto, o Portugal dos Pequenitos, cuja construção se iniciou em 1938, permanece um dos parques temáticos dedicados à criança mais visitados de Portugal, apresentando construções em escala reduzida representando monumentos e outros elementos sobre a arquitectura e a História de Portugal.

O Portugal dos Pequenitos organiza-se em três zonas complementares que foram adicionadas ao longos dos anos:

1938-40

A primeira parte da construção, efectuada entre 1938 e 1940, é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas: solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. A este núcleo, pertence também o conjunto de Coimbra, espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade.

Década de 40

A segunda fase integra a “área monumental”, espaço ilustrativo dos monumentos portugueses de norte a sul do país. De realçar a cópia da janela do Convento de Cristo (Tomar), obra em cantaria da autoria de mestre Valentim de Azevedo.

Finais da década de 50

A terceira fase, terminada em finais da década de 1950, a engloba a representação etnográfica e monumental das então províncias ultramarinas africanas, do Brasil, de Macau, do Estado Português da Índia e de Timor Português, rodeados por vegetação própria destas regiões. Esta fase integra também monumentos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Século XXI

Desde 22 de Dezembro de 2003 um novo espaço foi criado para acolher, no seu interior, actividades e eventos lúdico-pedagógicos – o Relógio de Sol – obra do arquitecto João Paulo Revez Conceição, dando assim início a uma nova fase arquitectónica do Portugal dos Pequenitos.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Portugal dos Pequenitos","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santa Clara, 42 coimbra parque-tem\u00e1tico portugal-dos-pequenitos santa-clara, -Portugal dos Pequenitos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.