Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso
Sub-região Ave



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"povoa-de-lanhoso","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Póvoa de Lanhoso é uma vila portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e sub-região Ave, com cerca de 4.600 habitantes.

É sede de um município com 131,99 km² de área e 22.772 habitantes (2001), subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Amares, a leste por Vieira do Minho, a sul por Fafe e por Guimarães e a oeste por Braga.

Situado em pleno coração do Minho, o concelho da Póvoa de Lanhoso localiza-se geograficamente entre a margem esquerda do Rio Cávado e a margem direita do Rio Ave. A limitá-lo estão os concelhos de Braga, Guimarães, Fafe, Vieira do Minho e Amares. Braga, sede do distrito, fica a 15 km, Guimarães a 18 Km e o Parque Nacional de Peneda Gerês a 30 km. Esta situação privilegiada faz das Terras de Lanhoso local de passagem e de paragem para muitos turistas nacionais e estrangeiros.

O concelho tem sofrido um desenvolvimento económico e empresarial que tem contribuído para a reestruturação e melhoramento das suas infra-estruturas, proporcionando aos visitantes boas condições de acolhimento, tanto a nível social, cultural e económico.

Freguesias

História

O povoamento destas terras encontram-se ligado Castelo de Lanhoso, fortificação ancestral. D. Dinis passou foral à Póvoa de Lanhoso em 25 de Setembro de 1292. O foral foi renovado pelo rei D. Manuel I em 4 de Janeiro de 1514.

Gastronomia

Situada numa das mais ricas regiões gastronómicas de Portugal, Póvoa de Lanhoso soube preservar os seus pratos mais típicos que hoje constituem um verdadeiro emblema das Terras de Lanhoso, um orgulho para as suas gentes. Aqui poderá o visitante saborear, entre outros pratos, o “Cabrito à São José” considerado o prato típico das festas de São José, o “Bacalhau assado na brasa com batatas a murro” ou ainda os “bifes à Romaria”, prato obrigatório na romaria de Nossa Senhora de Porto d'Ave, uma das mais antigas romarias minhotas que se celebra no primeiro domingo de Setembro e que, juntamente com as festas de São José a 19 de Março, constituem os mais importantes eventos do concelho. Para além da doçaria tradicional minhota, é de salientar o pão-de-ló, as cavacas, os charutos e as rosquilhas como os doces típicos das várias festividades da Póvoa de Lanhoso.

Póvoa de Lanhoso possui ainda todo o potencial para que o vinho verde funcione como um motor de desenvolvimento económico. A sua tipicidade é o resultado das características do solo e do clima, associados aos factores socioculturais e particularidades das castas regionais assim como da forma de cultivo da própria vinha. Por sua vez, os vinhos verdes tintos são excepcionais no acompanhamento da gastronomia regional que tradicionalmente se confecciona com toda a delicadeza e minúcia. Das vinhas de enforcado, aos modernos vinhedos, dos lagares tradicionais às mais modernas empresas vitivinícolas inseridas em paisagens em que a vinha é dominante, Póvoa de Lanhoso tem para oferecer aos visitantes um conjunto de recursos vitivinícolas que proporcionam vivências únicas, experiências impares que certamente funcionarão como um excelente cartão de visita.

Património

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"P\u00f3voa de Lanhoso","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.