Pragal

Pragal
Almada



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"pragal","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Pragal é uma freguesia portuguesa do concelho de Almada, com 2,21 km² de área e 7.721 habitantes (2001). Densidade: 3.493,7 hab/km². Faz parte integral da cidade de Almada.

Toponímia

O Pragal é a localidade mais importante entre Almada e o Monte de Caparica. O significado da palavra "Pragal" é de terreno infértil, estéril, o que não é de forma alguma o caso desta localidade. Os terrenos circundantes apesar de serem de sequeiro, dão boas produções agrícolas. Além disso, o nome de uma das principais ruas da localidade, Calçadinha da Horta, comprova a fertilidade da localidade e não o contrário.

O historiador R. H. Pereira de Sousa, ao analisar cuidadosamente o topónimo "Pragal" refere que o sufixo "al" indicia o significado de um local onde há algo característico. Deste modo Pragal seria um espargal ou terreno fértil na cultura de espargos. Além disso, existem registos escritos antigos referindo Espargal e Pargal.

História

Até 1878, o Pragal pertenceu à freguesia de Santa Maria do Castelo ou de Nossa Senhora da Assunção, altura em que se extinguiu, passando a localidade a pertencer à de Santiago.

Na freguesia existem vários vestígios arquitectónicos dos séculos XVII e XVIII, épocas em que a localidade terá gozado alguma prosperidade, intimamente ligada ao desenvolvimento da viticultura que floresceu por todo o concelho de Almada. Contudo no século XIX as vinhas concelhias sofreram com a filoxera que fustigou quase por completo essa cultura. A viticultura desapareceu por completo do concelho de Almada, e progressivamente, o concelho toma caracteristicas urbanas. O desparecimento da cultura do vinho, explica assim, a paragem do crescimento do Pragal.

O Pragal recuperou algum desenvolvimento no final do século XIX, quando Liberato Teles, natural de Almada, procedeu ao melhoramento da estrada que liga Almada à Caparica. Nessa altura foram construídos alguns edifícios habitacionais ao longo da estrada nacional, a rua Direita.

Em meados do século XX, o Pragal conheceu a decadência, com ruas e edifícios em nítida degradação. Esta situação deveu-se ao facto de os seus habitantes terem passado de camponeses a operários, tendo piorado as suas condições de vida. Para colmatar este panorama, foram criadas pelos pragalenses duas associações: Cooperativa de Consumo (1918) e a Sociedade Recreativa União Pragalense (1919), cuja acção económica e social foi de grande importância.

O grande desenvolvimento do Pragal, deu-se contudo após o 25 de Abril de 1974 e a instituição do poder local democrático, procedendo-se à conservação e melhoramento da freguesia. A localidade foi elevada a freguesia em 1985, desanexada da de Almada. Foi nesta freguesia construído o novo Hospital Garcia de Orta inaugurado em 1991.

Economia

Em termos económicos, o Pragal vive dos serviços, pequeno comércio e da indústria de refinação de óleos, existente na localidade de Palença de Cima.

Festas e romarias

  • São João (24 de Junho)
  • Festa de elevação a freguesia

Património edificado

  • Ermida de invocação de Nossa Senhora de Deus e dos Homens
  • Quinta de São Lourenço
  • Estátua e mural a Fernão Mendes Pinto
  • Quinta de São Miguel
  • Quinta de Santo António da Bela Vista
  • Quinta de Santa Rita (incluindo a Casa de Fresco e o poço)

Associativismo

As principais colectividades existentes nesta freguesia são:

  • IMARGEM - Associação de Artistas Plásticos de Almada
  • Associação Cultural Manuel da Fonseca
  • Cooperativa de Consumo União Pragalense - Pluricoop
  • Sociedade Recreativa União Pragalense
  • Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Pragal","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.