Quinta do Lagar da Moira

Quinta do Lagar da Moira
Vila Franca da Serra

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"quinta-do-lagar-da-moira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vila-franca-da-serra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png

A Quinta do Lagar da Moira é um lugar idílico situado na freguesia de Vila Franca da Serra, concelho de Gouveia. Entre as cores da vegetação, a frescura da ribeira, a dureza do granito e o aconchego da casa, a verdade telúrica da região da beira serra dá-nos o entusiasmo e a tranquilidade de enfrentar um lugar cheio de história e histórias para contar da nossa região e do nosso país.

A Quinta do Lagar da Moira situa-se no antigo Lagar da Moira. Este local, totalmente recuperado, mantém a sua traça, conjugando materiais antigos e modernos, numa decoração harmoniosa, de modo a garantir a comodidade e o bem-estar dos hóspedes. A Quinta do Lagar da Moira integra ainda o Museu de Lagar Mário Gomes Figueira que conserva o parque industrial do antigo Lagar da Moira. O objectivo principal do museu é defender o património arquitectónico, cultural e natural e a divulgação científica.

O antigo Lagar da Moira localiza-se numa propriedade agrícola de grande riqueza hídrica com uma vasta variedade de árvores de frutos, culturas e mata, serpenteada pela Ribeira de Linhares da Beira com dois açudes e uma nora, erguendo-se enormes e antigos amieiros ao longo das suas margens. Para além da beleza granítica do edifício, a envolvente da Quinta do Lagar da Moira revela vários pontos de interesse, possibilitando percursos bastante agradáveis.

Entre esses pontos de interesse destacamos a linha de água, espaços de lazer arborizados com espécies diversificadas, marcas de um lagar de vara, um complexo “lagar de lagariça” de difícil datação, uma sepultura antropomórfica, o Penedo do Mazorro e as “poldras”, conjunto de pedras que permitem a travessia da ribeira.

Turismo Rural

A Quinta do Lagar da Moira - Turismo Rural e Habitação, Lda foi criada em 2002 para gerir a unidade de turismo Quinta do Lagar da Moira, situada no concelho de Gouveia, na região da Serra da Estrela. Esta unidade rural, de gestão familiar, edificada no antigo lagar de azeite do início do séc. XX, está inserida numa propriedade agrícola, património da família desde o século XIX, com grande variedade de árvores de frutos, culturas e mata e serpenteada pela Ribeira de Linhares da Beira. A Ribeira de Linhares está maravilhosamente ladeada por frondosos e antigos amieiros e freixieiros.

Dispõe de 4 quartos, sala de estar e cozinha e um Museu de Lagar de Azeite (Museu de Lagar Mário Gomes Figueira).

Ligações externas

Artigos relacionados com Vila Franca da Serra

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Quinta do Lagar da Moira","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vila Franca da Serra, gouveia turismo-rural vila-franca-da-serra, -Quinta do Lagar da Moira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.